segunda-feira, 15 de junho de 2009

Joaninha da matemática

Sugestão de atividade

EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo:
- Conhecer os números e reconhecer sua importância;
- Comunicar idéias matemáticas e os processos encontrados na situação problema, utilizando a
linguagem oral e a linguagem matemática;
- Despertar a auto-confiança em suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com novas
situações matemáticas.
Indicação: Esta atividade é indicada como complementação da página 38.
Materiais:
- Um desenho de joaninha;
- Papel laminado de qualquer cor;
- Tesoura;
- Cola.
Desenvolvimento:
Para esta atividade o professor pode apresentar o desenho para as crianças e contar a seguinte
curiosidade sobre as joaninhas: existem joaninhas de várias cores e tamanhos, porém toda joaninha,
independente de seu tamanho ou cor, só possui 7 pintas em suas costas; além disso, existem
algumas espécies de joaninha que são venenosas (estas informações foram retiradas do
site da Revista Recreio: www.revistarecreio.com.br)
O professor deve distribuir o papel laminado para as crianças recortarem bolinhas para colarem
na joaninha, se preferir também, o professor já pode levar as bolinhas recortadas e distribuí-las
aos alunos.
O professor deve pedir que as crianças colem nas joaninhas a quantidade de bolinhas suficiente para que cada joaninha fique com 7 bolinhas nas costas.
No final se quiser oralmente, o professor pode questionar os alunos:
Quantas bolinhas vocês utilizaram na primeira joaninha? E na segunda? E na terceira?
Quantas bolinhas vocês utilizaram ao todo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário