segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA

História
Uma grande família retrata a rotina de uma pequena garota que faz parte
de um circo chamado Ciranda da Alegria. A narração pode fazer parte das atividades
pois aprofunda o tema do circo abordado nesta etapa. Além disso, pode ser
contada para alunos de todas as turmas para que eles conheçam diferentes tipos de rotinas, estruturas
familiares e aprendam a valorizar a diversidade. Afinal, o circo é um assunto que sempre
interessa as crianças.
História : Uma grande família
— O circo está chegando! Amanhã grande espetáculo, não percam. O grande circo Ciranda da
Alegria está chegando! — anunciavam as caixas de som em cima do caminhão colorido. Eu preguei
os olhos na janela para conhecer a nova cidade onde seria a nossa casa pelos próximos dias.
Na praça do centro, um grande cata-vento iluminado fazia um sopro gostoso e deixava o lugar
com a sensação de verão em todas as estações. A plaquinha dizia Homenagem à cidade da Brisa
Fresca. Visto de fora, o caminhão anunciava a chegada do circo. Visto de dentro revelava mais
um dia de rotina da minha grande família.
Começamos a montar o novo lar. A cada temporada ganhamos vizinhos diferentes e, por isso,
fazemos muitos amigos. Estava cansada da longa viagem, mas antes de tirar uma soneca tive
que esperar organizarem o meu quarto e, é claro, armarem a minha cama. Quando entrei na tenda,
o local já estava com a cara da minha casinha. Escolhi um canto perto da janela, pois gosto
de escutar os sons do lugar. São como músicas aos quais dou nomes engraçados e diferentes:
maria-fumaça, cigarra com insônia, buzinas berrantes, vaquinhas e vaias.
Organizei minhas roupas, maquiagens, livros e brinquedos. Em nossa família, todos têm uma função,
mesmo as crianças. Temos horários para brincar, estudar, participar dos treinos e ajudar nas
tarefas. Afinal, ninguém pode estar exausto para o grande espetáculo.
No dia seguinte, acordei com uma música de anjos cantada por um coral próximo ao circo. Meus
vizinhos devem ser muito interessantes, pensei. Aquela seria a Cidade dos anjos, o nome já estava
dado.
Lá fora, o Café da Manhã estava servido. Nos reunimos em uma grande
mesa, todas as famílias. Alguns homens e mulheres cortam os pães,
esquentam leite, fazem suco, preparam as frutas. São os pais e as mães
de todas as crianças. Os mais velhos, que são os pais dos pais, são


Sugestão de Atividades – HIstória
2º ano –
Título: Varais decorativos para a Festa Junina.
Objetivos: Valorizar a festa junina como uma festa tradicional do nosso país; valorizar o espaço
escolar como um espaço de integração entre a família e a escola.
Indicação: História, – Nossas festas e tradições.
Desenvolvimento:
Professor, proponha aos seus alunos que comprem panos de pratos simples e, junto com sua
família, produzam “estandartes” para serem pendurados, com pregadores, em varais na escola
para enfeitarem a Festa Junina. Você poderá produzir seu “estandarte” para expor, como exemplo,
para o grupo. Enfeite seu “estandarte” com materiais diversificados: papéis coloridos, grãos,
letras móveis de EVA, figuras retiradas de revistas, cola colorida, fitas, rendas, bordados etc.
Peça para os alunos observarem os “estandartes”
SUGESTÕES:
Professor, fique atento ao tempo! Essa atividade deverá ser sugerida para o grupo com 15 dias
de antecedência da Festa Junina da sua escola. Os “estandartes” de pano de prato deverão ser
entregues na escola com uma semana de antecedência para que sejam pendurados nos varais
no espaço escolar.

Sugestão de Atividades – HIstória
3º ano –
Título: Linha do tempo dos meios de comunicação.
Objetivos: Conhecer alguns meios de comunicação antigos e atuais (carta, telégrafo, telefone,
telefone celular, e-mail, MSN, Orkut, Skype, telegrama, jornal, rádio, revista, televisão...); perceber
as mudanças nos meios de comunicação e associá-las ao desenvolvimento da tecnologia.
Indicação: História, Os meios de comunicação de ontem e de hoje.
Desenvolvimento:
Professor, relacione, com seus alunos, todos os meios de comunicação conhecidos por eles
(carta, telégrafo, telefone, telefone celular, e-mail, MSN, Orkut, Skype, telegrama, jornal, rádio,
revista, televisão...). Divida a turma em grupos, sugira-os que cada um desses grupos se responsabilize
por um meio de comunicação e faça uma pesquisa, em fontes variadas, sobre o meio de
comunicação que ficou responsável, não deixando de levar em consideração a época de criação
do mesmo. Após todos haverem realizado a pesquisa, proponha-os que façam uma breve apresentação
a respeito da pesquisa que fizeram e, por fim, monte uma linha do tempo organizando,
cronologicamente, cada um dos meios de comunicação pesquisado. Para enriquecer o trabalho,
sugira a cada grupo que produza uma curiosidade sobre o meio de comunicação pesquisado
para ser anexada à linha do tempo. Sugira aos grupos que escolham, secretamente, um dos
funcionários da escola para enviarem uma mensagem, utilizando o meio de comunicação pesquisado
(quando possível). Você será a intermediadora, por exemplo: uma carta para a cozinheira,
um e-mail para a diretora, um telegrama para o porteiro etc.
Sugestões:
Professor, sugira aos seus alunos que utilizem o site http://smartkids.terra.com.br/pergunte/comunicacao/
index.html (data da visita ao site 08/04/2008) como uma das fontes de pesquisa para a
realização da atividade proposta acima.

Sugestão de Atividades – HIstória
4º ano –
Título: Contando sobre o tropeirismo.
Objetivos: Usar o livro didático como fonte de informação; conhecer o cotidiano dos tropeiros e
suas principais atividades; produzir textos escritos informativos para expor nos espaços externos
à sala de aula.
Indicação: História, O tropeiro e os caminhos da colônia
Desenvolvimento:
Professor, aproveite as imagens sobre o tropeirismo disponíveis para fazer
uma reprodução (xerox) ampliada e colorida das mesmas. Após a leitura das imagens e dos textos,
proponha ao grupo que produza textos escritos coletivos sobre cada uma delas, e
exponha os textos e as imagens nos espaços externos à sala de aula para comunicar aos alunos
dos demais anos a respeito do estudo realizado sobre o “Tropeirismo”.

Sugestão de Atividades – HIstória
5º ano –
Título: O mundo mágico da internet.
Objetivos: Compreender como a internet mudou as comunicações e as relações humanas no
presente
Indicação: História– Nosso tempo.
Desenvolvimento:
Professor, pergunte aos seus alunos quais são as vantagens que a internet traz para o mundo
atual. Relacione suas respostas na lousa e sugira-os que produzam cartazes, para serem divulgados
pela escola, com o título “Você sabia?” sobre o tema internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário