segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cadê a palavra?

Sugestão de atividade
EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade 1: Cadê a palavra?
Objetivos:
Memorização de texto estável;
Leitura de texto e palavras;
Identificação de palavras conhecidas.
Indicação: HORA DE COMPLETAR
Desenvolvimento:
Faça com as crianças um diagrama com aquelas que você deseja que elas memorizem:
X X X X X P I L Ã O X X
X F E I J Ã O X X X X X
X X X X X C A M A R Ã O
Como as crianças ainda não possuem muita facilidade para realizar este tipo de tarefa podemos
utilizar como recurso a repetição de uma mesma letra para que encontrem e consigam ler as
palavras desejadas. À medida que as crianças se apropriam deste tipo de tarefa podemos colocar
outras letras junto ao caça palavras.
Atividade 2: Construção de gráfico de pontos do jogo
Objetivo: Representar graficamente dados e informações de e seu uso social.
Indicação: Utilizar após o exercício da página 54: JOGO DO PIRATA
Sugestão de atividade

Desenvolvimento:
Transforme a pontuação que as crianças fizerem no jogo em um gráfico de barras.
Utilize o nome das crianças e bolinhas de papel crepom, que servirão para representar a quantidade
do tesouro que cada uma delas conquistou no jogo:
RENAN
NATÁLIA
FELIPE
LUIZ
LISSA
ALÍCIA
LETÍCIA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Atividade 3: Representando caminhos e lugares
Objetivos:
• Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
• Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
Indicação: Utilizar após o exercício da página 55: A ILHA DO TESOURO
Desenvolvimento:
• Interpretação de panfletos de venda de imóveis em que há representações espaciais ajuda a
pensar em desenhar espaço conhecido por eles.
• Descrever suas experiências de deslocar-se diariamente de casa até a escola lembrando e situando
pontos de referências
• Fotografar pontos de referência de caminho realizado junto com as crianças, depois, pedir que
organizem as fotos na seqüência.
• Construir planta baixa da sala de aula e ou da escola
• Construir maquetes dentro de caixa de sapato, usando diferentes sucatas (caixinhas, potes,
tampinhas, retalhos, etc.). Você pode começar pela construção da sala de aula, depois de lugares
significativos para eles como o pátio, biblioteca, refeitório, etc.
Atividade 4: Corrida de piratas
Objetivos:
• Organização do espaço;
• Valorizar a matemática como instrumento de conhecimento e expressão da realidade cotidiana.
Indicação: Utilizar após o exercício da página 56: O TESOURO DO PIRATA
Desenvolvimento:
Você vai precisar de;
• Cartolina cores variadas
• Barbante
• Canetas para desenhar
• Mesa ou local onde possa amarrar os barcos para a corrida (grade, janelas, portas)
Desenhe navios de pirata conforme o modelo. Recorte-os e pinte-os. Faça dois furos grandes nas
pontas da vela e do casco do navio, um na frente e outro atrás
Passe um barbante pelos buracos e amarre uma das pontas nos pés da mesa (janela, grade,
porta). Para brincar, os jogadores sentam-se no chão, esticam os barbantes e colocam os navios perto das mãos. Assim que for dada a largada eles balançam os barbantes para movimentar os
navios. O vencedor será que fizer o navio alcançar a mesa primeiro.
Você pode aproveitar para construir com eles um placar para marcar a colocação de cada partida:
1ª partida 2ª partida 3ª partida 4ª partida

RENAN
CARLA
LETICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário