segunda-feira, 15 de junho de 2009

Atividades – Geografia

Atividades – Geografia
3º ano –
Eleição para presidente da sala
Objetivos:
• Estimular a participação e envolvimento com a democracia;
• Chamar a atenção para o papel da política e da cidadania.

Desenvolvimento:
Propor uma eleição na sala para eleger um representante de todos os alunos da sala. O objetivo
é que os alunos se envolvam com a eleição: prestando atenção nos candidatos, suas posturas
políticas e propostas para os demais alunos, estratégias de campanha, entre outras, lembrando que
o candidato que vencer as eleições assume um compromisso com os demais e com o professor.
O professor pode determinar o dia e a forma de voto (aberto ou secreto) e fazer a apuração. O
tempo de mandato pode ser previamente combinado com os alunos ou mesmo determinado pelo
professor. Sempre que houver possibilidade, solicitar a participação do presidente da sala nos
problemas comuns.

A minha cidade planejada
Objetivo:
Estimular a criatividade e a coordenação motora.

Desenvolvimento:
Baseados nos conteúdos estudados na unidade, os alunos deverão planejar como seria a cidade
ideal em que gostariam de viver. Em uma folha de cartolina, representar a forma das ruas, os
estabelecimentos comerciais, meios de transporte e serviços públicos, área urbana e rural, etc,
Lembrando que a representação deve ser como uma planta, incluindo as legendas.
Os alunos poderão ainda fazer uma apresentação das idéias que inspiraram a construção da
cidade.

Atividades – Geografia
3º ano –

Entrevista com o prefeito ou o vereador
Objetivos:
• Estimular a participação e interação com os assuntos da cidade;
• Desenvolver habilidade escrita.

Desenvolvimento:
Propor aos alunos que pensem na atual situação do município onde vivem: o que há de bom, o que
pode ser melhorado, o que incomoda na cidade, o que eles ouvem dizer que é um problema, etc.
Escrever no caderno as perguntas e observações que faria se encontrasse com os governantes
locais.
O professor pode organizar um encontro do prefeito ou um vereador com os alunos, sob a forma de um
estudo do meio na Câmara municipal, onde os alunos poderão fazer as perguntas pessoalmente.
Se não for possível o encontro, encaminhar as questões dos alunos numa carta e dirigir a Câmara
municipal, aguardando uma resposta e dando um retorno aos alunos.

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