Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ªAssunto: Relações espaciais, formas geométricasTipo:
Texto
Integrar a Literatura às aulas de Matemática pode representar uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem. Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o livro “As Três Partes”, de Edson Luiz Kozminski, possibilita desenvolver o senso de relações espaciais, conceitos e linguagem da Geometria.O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas.Trabalhar com essa história pode ajudar os alunos no processo de aquisição dos conhecimentos referentes à idéia de número, medidas, formas geométricas, conceito de ângulo e simetria.Após uma ou duas leituras e comentários sobre o livro, o professor pode propor aos alunos, organizados em dupla:
reconstruir as formas que as três partes fazem ao longo do livro;
comparar duas páginas do livro, identificando semelhanças e diferenças entre as figuras;
identificar o nome das figuras, número de lados, ângulos (cantos);
construir novas figuras com as três partes feitas em cartolina;
escolher uma das três partes e montar seqüências em desenho ou colagem;
compor e decompor a figura de cada parte a partir do eixo de simetria;
reescrever e recriar a história a partir das figuras criadas.O professor pode utilizar seus conhecimentos e criatividade para outras possibilidades de trabalho com essa história.
Fonte:CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3a ed. São Paulo: IME-USP, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, 1996 (vol. 4).Referência:KOZMINSKI, Edson Luiz. As Três Partes. São Paulo: Ática, 1998 (Coleção Lagarta Pintada).
Integrar a Literatura às aulas de Matemática pode representar uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem. Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o livro “As Três Partes”, de Edson Luiz Kozminski, possibilita desenvolver o senso de relações espaciais, conceitos e linguagem da Geometria.O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas.Trabalhar com essa história pode ajudar os alunos no processo de aquisição dos conhecimentos referentes à idéia de número, medidas, formas geométricas, conceito de ângulo e simetria.Após uma ou duas leituras e comentários sobre o livro, o professor pode propor aos alunos, organizados em dupla:
reconstruir as formas que as três partes fazem ao longo do livro;
comparar duas páginas do livro, identificando semelhanças e diferenças entre as figuras;
identificar o nome das figuras, número de lados, ângulos (cantos);
construir novas figuras com as três partes feitas em cartolina;
escolher uma das três partes e montar seqüências em desenho ou colagem;
compor e decompor a figura de cada parte a partir do eixo de simetria;
reescrever e recriar a história a partir das figuras criadas.O professor pode utilizar seus conhecimentos e criatividade para outras possibilidades de trabalho com essa história.
Fonte:CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3a ed. São Paulo: IME-USP, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, 1996 (vol. 4).Referência:KOZMINSKI, Edson Luiz. As Três Partes. São Paulo: Ática, 1998 (Coleção Lagarta Pintada).
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