
Através de coleções apresente a Matemática de forma lúdica e contextualizada já na Educação Infantil:
1)- Uma simples coleção de chaveiros trabalha a noção de quantidade ( crianças na faixa de 3 anos )
Escreva de 1 a 10 no quadro-negro e coloque um prego embaixo de cada número. Conforme os objetos ( chaveiros ) forem trazidos, pendure um por prego. O objetivo é apresentar os números e desenvolver a noção de quantidade (mais, menos, maior e menor).
Dica: Capriche nos chaveiros que devem ser em formatos que atraiam a atenção das crianças - lúdicos e coloridos.
2)- Escrever como se deve ( crianças na faixa de 4 anos )
Organize postais e escreva uma seqüência numérica no quadro colando-os embaixo de cada número. A finalidade é fazer registros mais próximos da escrita convencional.
3)- Somas e subtrações ( crianças na faixa de 5 anos )
Reúna folhas de plantas, de diferentes tipos,em uma caixa de papelão. Encarregue as crianças de organizá-las de forma a levar em conta o tamanho, a forma e o estado. O objetivo é a contagem e o registro até 30, ainda que não da forma convencional. As operações de soma e de subtração também podem aparecer no decorrer na atividade. O produto final pode ser um livro coletivo com as folhas selecionadas.
4)- Resolução de problemas ( crianças na faixa de 6 anos )
Uma coleção de figurinhas além de apresentar os números até 100 torna as crianças capazes de ler, interpretar e produzir escritas numéricas de dois e três algarismos.Nessa fase, as crianças já operaram com quantidades maiores e resolvem pequenas questões, já na forma de problemas matemáticos.
Conforme a coleção cresce, a maneira de representá-la se complica.
Na hora de representar graficamente todas as peças e saber o número correspondente àquela quantidade, pode-se utilizar a correspondência termo a termo e associar a contagem a algum referencial já conhecido do grupo, como a fita métrica ou o calendário presentes na sala de aula. A busca de soluções para problemas reais que surgem durante o registro e o exercício de contagem leva cada um a estabelecer novas relações, a refletir sobre seus procedimentos e a argumentar sobre as diversas formas de organização, possibilitando um avanço em suas estratégias.
--------------------------------------------------------------------------------
Para saber mais:
Projeto "Introdução aos conceitos matemáticos PPD", Paty Fonte, 65 págs.
Didática da Matemática, Cecilia Parra e Irma Saiz (orgs.), 258 págs., Ed. Artmed.
Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança, Ana Cristina S. Rangel, 256 págs., Ed. Artmed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário