terça-feira, 21 de julho de 2009

Projeto no Mundo Mágico de Harry Potter


Quando a escritora escocesa J.K. Rowlling criou o personagem Harry Potter, não poderia nem sequer imaginar a dimensão que sua obra ganharia. As vendas em mais de 200 países superaram a marca de 33 milhões de cópias. Segundo a própria autora, o livro deveria ser uma obra para leitura infanto-juvenil, mas alguma coisa aconteceu e a história acabou “estourando” entre as mais variadas faixas etárias. Aproveitando todo esse sucesso a professora mineira Jessica W. S. Costa desenvolveu com sua classe um projeto sobre o tema.

Nada melhor para despertar o interesse pela leitura, criando o prazer e o hábito de ler, do que uma série de sucesso consagrada como Harry Potter. Parabenizamos a ousadia da professora que não temeu em inovar e desenvolveu atividades bem interessantes com sua classe do 2º ano, durante todo um semestre de 2007.



“O mundo do faz de conta é mágico. Toda criança tem necessidade de fazer parte dele.

Quando brinca, imagina e cria, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. É necessário que a escola possibilite o espaço e o tempo, que sejam os elementos mediadores das interações das crianças com os objetos de conhecimento.”

(Justificativa do projeto elaborado por Jéssica Costa)

Dentre os objetivos definidos pela professora destacamos:

Entre os conceituais:

Identificar os nomes e as características dos personagens;
Comparar os personagens;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar imagens;
Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para o amigo.
Entre os Procedimentais:
Produzir trabalhos de artes;
Explorar textos a partir do auto conhecimento;
Coletar dados por meio de entrevistas;
Desenvolver a capacidade criadora;
Fabricar um jornal.
Entre os Atitudinais:

Respeitar e valorizar o próximo;
Apreciar e ler vários tipos de textos;
Apresentar atitudes de colaboração;
Desenvolver o auto conhecimento;
Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
Confrontar realidade e fantasia.
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que não da forma
convencional;
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força,
velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
Realizar movimentos para desenvolver a motricidade;
Respeitar regras estabelecidas.
Durante o projeto a professora contextualizou as atividades integrando: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes visuais, Música e Movimento.

Seguem as etapas que foram cuidadosamente planejadas e garantiram o êxito na avaliação final:

1- Organizar as crianças em roda. Apresentar a sala toda transformada em um castelo. Conversar sobre o nosso projeto. Pedir que as crianças falem o que sabem sobre os personagens da história.


2- Confeccionar as vestes, as varinhas, os chapéus e providenciar a pena mágica (colar no lápis de escrever). A criança escolherá um animal de estimação e dará um nome a ele (aranha, rato, morcego, sapo)


3- Na rodinha, selecionar as casas que as crianças ficarão, Sonserina ou Grifinória, fechar os olhos e pousar o chapéu seletor na cabeça de cada criança e dizer o nome da casa.


4- Combinar a pontuação que será distribuída conforme os combinados. Montar um painel e deixar exposto na sala. Junto com ele colocar um cartaz com os nomes das casas, para que todos os dias os pontos sejam marcados.


5- Montar com o alfabeto móvel os nomes: Harry Potter, Hermione, Rony.


6- Na quadra combinar as regras do quadribol.


7- Registrar sempre os jogos de quadribol, dando um maior enfoque ao placar. A casa vencedora do dia ganhará pontos.


8- Montar o cantinho das poções, onde faremos quatro poções:

Poção da amizade-gelatina amarela e água
Poção da obediência-gelatina verde e água
Poção da sabedoria-gelatina azul e água
Poção do amor-gelatina vermelha e água
As crianças ganham pontos para as casas quando completam as poções.


9- Registrar através de cópia e desenho as poções, quinzenalmente.


10- Nos dias do projeto, para entrarem na sala, as crianças formam uma fila, pegam um papelzinho e lêem a palavra escrita, essa será a senha do dia. Quem conseguir ler, ganha pontos para a casa.


11- Fabricar com as crianças um livro gigante sobre suas aventuras no mundo de Harry Potter. O livro terá vinte páginas e será individual. Fazer uma ilustração em cada parte da história, trabalhar o livro semanalmente. A participação das crianças na montagem da história é fundamental.


12- Elaborar os símbolos de cada casa, para poder pregar nas vestes.


13- Começar a editar o jornal do Harry Potter. Cada semana escrever uma matéria relacionada a ele. O jornal será dividido da seguinte maneira: editorial, texto do mês, o país, a cidade, a escola, entrevista do mês, notícias esportivas, curiosidades, classificados, divirta-se. Cada criança terá o seu jornal.


14- Registrar através da escrita espontânea, detalhes de cada casa. Ex: fundador, bruxo chefe, bruxos famosos, etc.


15- Dar significados a algumas palavras mágicas (espelho ojesed, capa da invisibilidade, revelador, moedas de leprechauns, bisbilhoscópio, vira tempo, poção redutora, berrador, noitibus, lembrol, onióculos, pó de flu,
penseira e poção polissuco).


16- Fazer um questionário com algumas perguntas a respeito do Harry Potter, as crianças marcarão um X na resposta correta.




17- Toda semana uma criança de cada casa, irá somar ou diminuir os pontos utilizando material concreto. Escrever o resultado e expor no cartaz. A casa que vencer no final do projeto, receberá um prêmio.


18- Confeccionar com as crianças um castelo gigante de sucata individual.



“Trabalhar com projetos é uma experiência fascinante, por envolver todos os alunos e surpreendente por trazer embutido o inesperado. Através dos projetos podemos reafirmar que não existem verdades únicas e absolutas. Os projetos buscam romper o cotidiano monótono das salas de aula e apresentam uma nova visão dos métodos de ensino e aprendizagem em sala de aula, numa nova concepção transdisciplinar.”
Projetos Pedagógicos Dinâmicos

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