quinta-feira, 25 de junho de 2009

Uma Visita à Cidade dos Direitos



Uma Visita à Cidade dos Direitos
Disciplina: Informática Educativa Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ªAssunto: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trabalho infantil, direitos da população infantilTipo: Sites Onde encontrar: www.risolidaria.org.br e www.educarede.org.br
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de uma maneira lúdica e, ao mesmo tempo, fazer com que eles reflitam sobre esses direitos a partir de suas próprias experiências.
O ponto de partida é a Cidade dos Direitos do Portal RISolidaria. Os alunos devem acessar http://www.risolidaria.org.br/ e entrar no link Visite a Cidade (no menu da esquerda) ou clicar no banner (no lado direito da sua tela).
Na página inicial, clicar em Embarcar. Após a recepção do prefeito da Cidade, serão propostos dois tipos de navegação: pela Excursão ou pelo Mapa. Vamos utilizar a segunda opção. Clique no Mapa para encontrar um resumo da Cidade como um guia de ruas pelo qual se dá a navegação.
Entre na rua da Cultura, na avenida das Políticas Sociais Básicas, e depois no Museu. Após a recepção da Belazarte, acesse a sala Portinari. Será aberta uma nova janela na qual será possível visualizar vários quadros do pintor Candido Portinari (1903-1962). Clicando nos quadros será aberta outra janela relacionando um artigo do ECA à obra. É aqui que começa nossa dica.
Caso não seja possível aos alunos acessarem a Cidade, o professor pode imprimir as figuras e os artigos relacionados.
Depois da visita dos alunos, escolha um quadro para ser trabalhado. Nossa sugestão é a obra “Trabalhadores do Algodão”. Em grupos de cinco, os alunos são convidados a observar a obra: quais os personagens? O que estão fazendo? Como são representados (cores, formas, organização da obra)? Há crianças na obra? O que estão fazendo? Você conhece crianças que trabalham?
Apresente, então, o artigo relacionado ao quadro e proponha ao grupo que opine sobre ele a partir das questões:
O que quer dizer o artigo?
Qual é a sua importância para a vida das crianças?
Se não existisse esse direito, como seria a vida das crianças?
Este direito é respeitado atualmente?
Depois da discussão, peça aos alunos que produzam um desenho ou um texto sobre a discussão realizada. O texto pode ser narrativo, poético, de opinião ou outro gênero que já esteja sendo trabalhado com a classe.
Para finalizar a atividade, os alunos expõem para o grupo seus desenhos e textos. A partir do material apresentado, o professor constrói com a classe a síntese das aprendizagens: o que aprendemos com a observação da obra e com a discussão sobre o artigo? Como podemos contribuir para que o ECA seja conhecido e respeitado?
Como material de apoio ao professor, sugerimos a leitura do conteúdo O Assunto é Cidadania, do EducaRede, que traz textos teóricos e propostas metodológicas sobre temas como a conquista dos direitos e a Cidadania no Brasil

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