Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ªAssunto: Contagem, escrita e ordenação de números, medida de comprimentoTipo: Texto
A partir da leitura do livro "Sabe de Quem Era Aquele Rabinho?", de Elza C. Sallut, é possível trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental algumas noções de Matemática, como contagem e escrita de números, ordenação e seqüência numérica e medida de comprimento. Envolvidas com a história, as crianças participam criativamente e usam a representação escrita e numérica.O livro conta a história de um elefante que vai viajar e resolve dar uma festa de despedida para seus amigos. Nessa festa, é tirada uma foto de recordação, na qual aparece um rabinho estranho que ninguém sabe identificar de quem é e todos tentam descobrir esse personagem.É interessante que o livro seja lido em sala de aula, possibilitando comentários e problematizações lançadas pelo professor. Sugestões:Contagem, ordenação, seqüência e escrita numérica
Numerem as páginas do livro.
O que aparece na página 6? E na página 8?
Quantos animais foram à festa?
Quantos animais foram à festa, mas não aparecem na capa do livro?
Quais são esses animais?Medida de comprimento e massa
Qual o animal mais alto? E o mais baixo?
Qual o animal mais leve? E o mais pesado?Posteriormente, o professor solicita que as crianças, divididas em grupos, criem outro fim para a história e, em seguida, promove a votação do fim preferido. Ao terminar, o professor registra o número de alunos votantes, o fim da história sugerido pelos grupos e a quantidade de votos.Pode discutir, então, questões que envolvem contagem, ordenação e comparação de quantidades, usando as expressões “a mais” e “a menos”, que são importantes para a construção de conceitos matemáticos, como sistema de representação de quantidades, operações com números naturais e, principalmente, subtração. Sugestões:
Quantos alunos votaram?
Quantos alunos votaram em cada fim?
Qual foi o fim mais votado? E o menos votado?
Como ficariam ordenados os grupos a partir do mais votado?
Quantos votos o grupo que ficou em primeiro lugar teve a mais do que o segundo e o terceiro?
Quantos votos o grupo que ficou em terceiro lugar teve a menos que o segundo e o primeiro?O professor pode finalizar a atividade solicitando a representação da história em desenho, com o fim escolhido, e a escrita numérica das quantidades trabalhadas. Além disso, pode solicitar a escrita ou o desenho referentes às perguntas realizadas durante a leitura da história.Fonte:CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3a ed. São Paulo: IME-USP, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, 1996 (vol. 4).Referência:SALLUT, Elza C. Sabe de Quem Era Aquele Rabinho? São Paulo: Scipione, 1992.
A partir da leitura do livro "Sabe de Quem Era Aquele Rabinho?", de Elza C. Sallut, é possível trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental algumas noções de Matemática, como contagem e escrita de números, ordenação e seqüência numérica e medida de comprimento. Envolvidas com a história, as crianças participam criativamente e usam a representação escrita e numérica.O livro conta a história de um elefante que vai viajar e resolve dar uma festa de despedida para seus amigos. Nessa festa, é tirada uma foto de recordação, na qual aparece um rabinho estranho que ninguém sabe identificar de quem é e todos tentam descobrir esse personagem.É interessante que o livro seja lido em sala de aula, possibilitando comentários e problematizações lançadas pelo professor. Sugestões:Contagem, ordenação, seqüência e escrita numérica
Numerem as páginas do livro.
O que aparece na página 6? E na página 8?
Quantos animais foram à festa?
Quantos animais foram à festa, mas não aparecem na capa do livro?
Quais são esses animais?Medida de comprimento e massa
Qual o animal mais alto? E o mais baixo?
Qual o animal mais leve? E o mais pesado?Posteriormente, o professor solicita que as crianças, divididas em grupos, criem outro fim para a história e, em seguida, promove a votação do fim preferido. Ao terminar, o professor registra o número de alunos votantes, o fim da história sugerido pelos grupos e a quantidade de votos.Pode discutir, então, questões que envolvem contagem, ordenação e comparação de quantidades, usando as expressões “a mais” e “a menos”, que são importantes para a construção de conceitos matemáticos, como sistema de representação de quantidades, operações com números naturais e, principalmente, subtração. Sugestões:
Quantos alunos votaram?
Quantos alunos votaram em cada fim?
Qual foi o fim mais votado? E o menos votado?
Como ficariam ordenados os grupos a partir do mais votado?
Quantos votos o grupo que ficou em primeiro lugar teve a mais do que o segundo e o terceiro?
Quantos votos o grupo que ficou em terceiro lugar teve a menos que o segundo e o primeiro?O professor pode finalizar a atividade solicitando a representação da história em desenho, com o fim escolhido, e a escrita numérica das quantidades trabalhadas. Além disso, pode solicitar a escrita ou o desenho referentes às perguntas realizadas durante a leitura da história.Fonte:CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3a ed. São Paulo: IME-USP, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, 1996 (vol. 4).Referência:SALLUT, Elza C. Sabe de Quem Era Aquele Rabinho? São Paulo: Scipione, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário