quinta-feira, 25 de junho de 2009

Escrita nas classes de alfabetização


Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ªAssunto: Organização do trabalho de alfabetizaçãoTipo: Metodologias
Escrever um texto é uma tarefa particularmente difícil para o escritor iniciante, pois não basta ter compreendido a natureza alfabética do sistema de escrita.É importante considerar as seguintes etapas envolvidas no processo de produção do texto: é preciso planejar o texto que será escrito, decidindo o que será registrado; é preciso registrar o texto; e, finalmente, é preciso revisar o texto, durante a sua produção e ao término da mesma.Para o escritor iniciante, portanto, é necessário ensinar cada um desses procedimentos e depois articulá-los, pois é dessa forma que um escritor proficiente desempenha essa tarefa individualmente.Um procedimento didático que pode ser útil nas atividades de alfabetização é possibilitar aos alunos vivenciarem cada uma dessas etapas em separado, desempenhando os papéis respectivos, um por vez, até que os tenha aprendido de maneira a articulá-los de forma autônoma.Assim, ao propor uma tarefa de produção de textos, é recomendável:
organizar a classe em grupos de três alunos;
que cada componente do trio assuma uma função: planejar o texto, decidindo o que será escrito e ditando-o para quem o registrará; registrar o texto ditado pelo planejador; revisar o texto registrado durante a sua produção e, ao final;
os alunos trocarem de papéis na produção de um mesmo texto, em momentos determinados pelo professor, para que possam desempenhar as diferentes funções.Progressivamente, é possível reduzir o grupo a dois componentes, que aglutinarão os papéis — planejar/registrar e revisar; ou planejar/revisar e registrar/revisar —, e finalmente a um, quando o aluno terá de articular individualmente os três procedimentos.

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