sábado, 13 de junho de 2009

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1a Brincadeira: PENSE RÁPIDO
Objetivo: Desenvolver a oralidade.
Como brincar:
Organize os alunos em círculo para que todos possam se olhar.
Em seguida, faça diversas perguntas às crianças para que respondam rapidamente.
- Quantas mãos tem você que tem duas mãos?
- A vaca muge; o cachorro...
- Quem trabalha é trabalhador; quem caça é...
- O coelho pula; o peixe...
- A vaca malhada tem couro malhado. De que cor é o leite da vaca marrom?
- A minhoca arrasta; o pássaro...
- Quem entrega é entregador; quem canta é... ou
- O que é que tem quatro patas e dois chifres?
- O que é que só abre quando chove?
- O que anda mais lento: carro, bicicleta ou avião?
- Quem come menos: passarinho ou cachorro?
- Quem é mais perigoso: coelho, cachorro ou tigre?
- Quem é mais pesada: a boneca ou a dona dela?
- Quem é mais leve: a bola ou o dono dela?
- O que você não tem e o gato tem?
- De que cor é a cara do boi da cara preta?
- Quem é mais nova: a mamãe ou a vovó?
- Quem é mais velho: você ou o papai?
- De que cor é o chapéu da “Chapeuzinho Vermelho”?
- Quais os dias da semana que começam com “s”?
- Quais os dias da semana que começam com “b”?
(As crianças podem comentar que são respostas fáceis, mas o objetivo é descontrair, desenvolver
a oralidade, brincar,...)
YOGI., Chizuko. Aprendendo e Brincando com jogos, vol.II. Belo Horizonte, Editora Fapi, 2003. (Adaptado
2
2a Brincadeira: ADIVINHAS
a) O que é que mais pesa no mundo?
b) Que horas são quando o relógio bate 13 badaladas?
c) O que é que pode correr e apitar ao mesmo tempo e não pode conversar?
d) O que é amarelo e anda por baixo da água?
e) O que está fora você joga fora
Cozinha o que está dentro
E come o que está fora
Depois o que está dentro você joga fora...
f) De que lado o galo tem mais penas?
Ruth Rocha
1
Sugestão de Atividades – Português
5º ano –
Objetivos: Desenvolver a oralidade, a atenção, o senso crítico e os hábitos de ética e cidadania.
Indicação: Unidade 7.
TEXTO
Leia para as crianças cada situação e deixe que elas reflitam e respondam espontaneamente.
Sugestão
As crianças podem dramatizar as cenas de cada situação.
Um grupo é escolhido para encenar e os demais alunos observam e dão opiniões sobre o que se
Situação 2
Paulo e sua namorada estavam sentados em um ônibus lotado. Viram uma menina com o braço
engessado, sem lugar para se assentar. Paulo disse para a namorada:
— Por favor, querida, levante-se e dê o seu lugar para a menina.
A moça levantou-se. A menina sentou-se e agradeceu.
a) Existe alguma coisa esquisita nessa história?
b) Qual a sua opinião sobre a atitude de Paulo? Ele teve boa intenção? Qual seria a melhor
solução para esta situação?
c) Imagine que você e sua mãe estão sentados em um ônibus lotado. De repente entra um
velhinho e fica em pé.
O que você faria?
( ) Continuaria do mesmo jeito?
( ) Sentaria no colo da mãe e daria lugar para o velhinho?
1
Sugestão de Atividades – Português
4º ano –

Objetivo:
Desenvolver a oralidade e repetir frases com complexidade, memorizando o que foi dito pelos
colegas.
Como brincar
- Crianças disponibilizadas em círculo.
- Comece uma frase.
- A criança que está à sua esquerda deve repeti-la e acrescentar uma palavra.
- A outra criança deve repetir e falar outra, até que a última criança repita toda a frase com todas
as palavras dos colegas, acrescentando a dela.
Exemplo:
Lúcia fez um bolo.
Lúcia fez um bolo de fubá.
Lúcia fez um bolo de fubá gostoso.
Lúcia fez um bolo de fubá gostoso com recheio... (e assim por diante)
Além da brincadeira
- Em grupos, as crianças podem criar uma história acumulativa e registrar em uma folha de papel.
Depois devem apresentá-la aos colegas para ser lida em volta.
- Eles devem escolher qual foi a melhor história.
YOGI, Chizuko. Aprendendo e brincando com jogos. voI.2. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.
(Adaptado)
passou.
Situação 1
Vítor e sua mãe foram fazer compras no supermercado. Compraram vários produtos e dirigiramse
para o caixa.
A funcionária somou tudo e apresentou o total das despesas: R$ 59,00.
A mãe de Vítor pagou com uma nota de R$ 100,00, recebendo R$ 21,00 de troco. Percebendo
que o troco estava errado, a mãe se pôs a gritar com a funcionária, ofendendo-a com palavras
muito desagradáveis. Vítor ficou nervoso e começou a chorar. Os clientes da loja ficaram apavorados.
Foi uma situação horrível, até que chegou o gerente...
a) O que você achou da atitude da mãe do garoto?
b) Você acha que a funcionária não sabia fazer o troco ou ela se enganou?
c) Se você estivesse no lugar dessa mãe, como resolveria essa situação?
d) Quem ficou sem razão nessa história toda? Por quê?
1
Sugestão de Atividades – Português
5º ano –
TEXTO
A GALINHA MAGRICELA
Gravação: A Turma do Balão Mágico
Composição: G. Monreal e Edgard Poças
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo, bota banca
De mais bela do Brasil
2
1. Leia a letra da canção.
Você perceberá que se trata de um texto com acontecimentos absurdos.
Comente com seus colegas quais são os absurdos da letra dessa música.
2. Pesquise a gravação dessa música e traga para a sala de aula.
Ouça e cante a música com os colegas.
É muito legal.
Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário