2 ano
Atividade 1
Título: Dobro ou metade?
Objetivos: Trabalhar os conceitos de dobro e metade.
Materiais: Dois dados por grupo e um círculo de EVA (ou papelão) de 4 cm de diâmetro, de um
lado escrito DOBRO e do outro lado escrito METADE.
Desenvolvimento: Divida a classe em grupos de 4 alunos e entregue o material. Cada aluno
joga um dado (quem tirar o número maior será o primeiro). O primeiro jogador lança os dois dados
e gira o círculo. Se sair DOBRO, ele deve somar os pontos dos dados e calcular o dobro do
total. Se sair METADE, ele deve somar os pontos dos dados e calcular a metade do total. Caso
o número para se calcular a metade seja ímpar, o aluno deverá dizer “SOBRA UM”. Os colegas
conferem a resposta e, se estiver certo, o jogador marca 1 ponto. Depois é a vez do jogador da
sua esquerda. Vence o jogo aquele que conseguir mais pontos.
Sugestão de Atividades – Matemática
3º ano –
Atividade 2
Título: Gráfico das alturas
Objetivos: Trabalhar as medidas de comprimento e suas unidades: centímetro e metro.
Materiais – por grupo: Uma fita métrica, papel para anotações, papel quadriculado e lápis de cor.
Desenvolvimento: Dividir a classe em grupos, entregar uma fita métrica e pedir que eles descubram
suas alturas. Pedir para que façam os registros em centímetros. Depois de efetuadas as
medições, pedir que confiram com seus colegas se as medidas estão corretas (pode haver algum
grupo que não está conseguindo realizar as medidas na unidade solicitada). Terminada esta
tarefa, o professor fará uma tabela na lousa com as medidas dos alunos. Novamente em grupos,
os alunos deverão agrupar essas medidas como acharem mais conveniente, para que sejam
representadas em um gráfico. Este agrupamento dependerá da altura das crianças (por exemplo,
100 cm ou menos, de 101 cm a 105 cm, de 106 cm a 110 cm, de 111 cm a 115 cm etc.). O gráfico
deverá ser feito, um por grupo, no papel quadriculado.
Sugestão de Atividades 3 – Matemática
4º ano –
Título: “Quem vai chegar na hora certa à essa festa?”
Objetivos: Identificar diferentes unidades de medida de tempo: relacionar as diferentes unidades
de medidas de tempo: ler e registrar horas em relógios de ponteiro e em relógio digital; utilização
do livro como fonte de informação
Indicação: Matemática, “Mais grandezas e medidas”.
Desenvolvimento:
Professor, essa atividade poderá ser realizada no final dessa unidade.
Distribua ½ folha de sulfite para cada um dos seus alunos e uma pela que cada um deles crie um
convite para uma festa. Crie o texto com seus alunos, o local, o dia, o salão, a temática... mas o
horário deverá ser determinado pelo professor.
Professor, antes de começar essa atividade pense em diferentes horários durante o dia para a
realização da festa. Por exemplo:
14:00 horas vai ser um dos horários e escreva em tiras de papel os pares dos horários em minutos
e segundos:
840 minutos do dia _____/________
50 400 segundos do dia _____/________
Distribua para seus alunos, em segredo, essas tiras e peça para que descubram o horário da
festa e aguardem.
Depois que todos já anotaram no convite o horário, comece a chamar as duplas convidadas para
a festa. Só poderá ir à festa quem encontrar sua dupla, aquela que tem o mesmo horário.
Sugestão de Atividades 4 – Matemática
5º ano
Título: “Para acampar preciso calcular”.
Objetivos: Calcular a área; resolver problemas que envolvam área; utilização do livro como fonte
de informação
Indicação: Matemática, “Mais grandezas e medidas”.
Desenvolvimento:
Sua sala deverá ser dividida em grupos de até seis alunos.
Essa atividade deverá ser realizada em um espaço fora da sala de aula.
Invente que a classe fará um acampamento e para isso cada grupo receberá um envelope com
um desafio e três pedaços de giz.
Exemplo:
1. Sua barraca deverá ocupar uma área de 9 metros quadrados.
2. Sua barraca deverá ocupar uma área de 12 metros de perímetro.
3. Sua barraca deverá ocupar uma área de 8 metros quadrados.
4. Sua barraca deverá ocupar uma área de 12 metros de perímetro.
5. Sua barraca deverá ocupar uma área de 8 metros quadrados.
6. Sua barraca deverá ocupar uma área com 12 metros de perímetro e que não poderá ser igual a
nenhuma outra área já ocupada.
Quando finalizarem a ocupação dos espaços, peça para que registrem em papel quadriculado as
áreas construídas para a barraca.
Voltando para a sala, peça para que calculem a área e o perímetro da figura que formaram. Socialize
as informações.
Professor, recolha os desenhos feitos pelos alunos e os transfira para uma folha quadriculada
para que os alunos possam visualizá-los.
Exponha para os alunos. Peça para que escrevam o que as figuras feitas por você tem de igualdades
e diferenças.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
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