terça-feira, 5 de maio de 2009

Projeto

PROJETO

MEIO AMBIENTE

I – Dados de identificação


• Nome do projeto
“Um ambiente assim... eu quero pra mim!”
• Elaboração: Rosi Flauzina de Souza
• Anexo do projeto: “Água” / ”Reciclagem” – Pré -III ao 5º ano
• Realização: Corpo docente, alunos e familiares.
• Cronograma: Junho 2008
• Áreas de conhecimento / Disciplinas integradas ao projeto: Língua portuguesa, Arte, Ciências naturais e Geografia.


“Nem as leis, nem as taxas obrigaram os cidadãos respeitar o meio ambiente se esse respeito espontâneo não lhes for inculcado pela educação” (Vernier)

II – Justificativa

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente importante para sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termo de educação, essa perspectiva contribui pra evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade da solidariedade e da equidade.
Compreendemos que a principal função do trabalho com meio ambiente e contribuir para a formação dos cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade.
Quando se fala em meio ambiente, a tendência é pensar nos inúmeros problemas que o mundo atual enfrenta com relação à questão ambiental. Lixo, poluição, desmatamentos, espécies em extinção e testes nucleares são, dentre outros, exemplos de situações lembradas. Isso se deve, principalmente, ao fato de a mídia vincular uma grande quantidade de informações sobre os problemas ambientais. Também ao fato de todo movimento ecológico ter-se articulado em função desses e de outros problemas ambientais leva à identificação “meio ambiente” com “problema ambiental”.
No entanto, para se possa compreender a gravidade desses problemas e vim desenvolver valores e atitudes de respeito ao meio ambiente, é necessário que, antes de tudo, se saibam quais as qualidades desse ambiente, dessa natureza que se quer defender, por que as pessoas protegem aquilo que valorizam e amam.
O que mais mobiliza tanto as crianças quanto os adultos a respeitar e conservar o meio ambiente é o conhecimento das características das qualidades da natureza; é perceber o quanto ela é interessante, rica e pródiga, podendo ser ao mesmo tempo muito forte e muito frágil; e saber-se parte dela, como os demais seres habitantes da terra, dependendo todos – inclusive sua descendência – da manutenção de condições que permitam a continuidade desse fenômeno que é a vida, em toda sua grandiosidade.
Pensando assim, nos propomos a trabalhar com atitudes, formações de valores e com o ensino e aprendizagem de habilidades de procedimentos, na intenção de desenvolver comportamentos ambientalmente corretos na prática do dia-a-dia.
Esse trabalho de cunho essencialmente educacional, preocupa-se com a inclusão da dimensão ambiental dentro do processo educativo, e como tal, integra-se de forma interdisciplinar às atividades da escola, tendo como compromisso básico a formação de cidadãos conscientes que ajam de modo responsável e, enquanto participantes da sociedade , saibam cumprir suas obrigações e respeitar seus semelhantes.
A educação ambiental é fundamentalmente uma pedagogia da ação. Não basta se tornar mais consciente dos problemas ambientais sem se tornar também mais ativo, critico e participativo. O comportamento dos cidadãos em relação ao seu meio ambiente é indissociável do exercício da cidadania.
Baseado no referencial teórico e pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais, este trabalho buscará propiciar o desenvolvimento de habilidades e atitudes que contribuam para a formação da cidadania e autonomia intelectual, tendo como linha mestra a Educação Ambiental.
De acordo com nossa proposta pedagógica sócio-interacionista, sugerimos uma educação voltada para o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, contribuindo na formação integral dos nossos alunos, despertando cidadãos conscientes do valor de preservar, compromissados com a melhoria das condições de vida em nosso ambiente.
Assim, daremos vida ao projeto “Um ambiente assim eu quero pra mim”.

III – Objetivo geral

Oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a respeito da temática ambiental, desenvolvendo suas potencialidades e adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente saudável e socialmente justa: protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.

IV – Objetivos específicos

• Formar cidadãos conscientes do valor de preservar e comprometidos com a melhoria das condições de vida em nosso ambiente.
• Adotar postura na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interação construtiva, justas e ambientalmente sustentáveis.
• Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, ético e cultural.
• Valorizar e a proteger das diferentes formas de vida.
• Participar das atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade.
• Trabalhar com os alunos, Transformando-os em canais de comunicação entre a escola e a comunidade.

V – Referencial teórico

• Manifesto verde – Ignácio Loyola Brandão: Editora Global.
• Projeto Ciências – Lições da natureza – Ruth Duarte: Editora Atual.
• Terra: Uma incrível Maquina de Reciclagem – Paul Bennett: Editora Moderna
• A última gota – J.L Diego : Editora Scipione.
• Água – Ingrid Biesemeyer: Editora RHJ.
• Declaração universal dos direitos da água.

VI – Metodologia

• Pesquisa de reportagem nos jornais locais sobre o tema “água”.
• Contação de histórias: Azul é lindo: Planeta terra, nossa Casa – Ruth Rocha Editora Salamandra.
• Trabalhos artísticos e escritos.
• Confecção do calendário ecológico
• Oficina de reciclagem
• Audição de músicas: planeta água – Guilherme Arantes
• Visita à Estação de Tratamento de Água Goiás (Saneago)
• Realização de experiência – enchentes e lixo
• Fabricação de imã de geladeira em forma de “gotinha” (não ao desperdício de água).
• Listagem do que pode e o que não pode ser reciclado.
• Teatro Ambiental: A sementinha.

A metodologia utilizada para atingir os objetivos da EA são muito variados cabe a cada educador, dentro de sua realidade a escolha daquela mais indicada. Em um contexto de recursos financeiros limitados e em busca de resultados mais efetivos, optamos por direcionar esse projeto utilizando, além do material escrito, uma parcela acentua de jogos e dinâmicas de grupo. Essa estratégia tem-se mostrado bastante efetiva com crianças. Acreditamos que seja o lúdico o mais próximo do espontâneo e isso é muito atraente. O jogo está intrinsecamente ligado à aquisição do conhecimento à aprendizagem, visto só se pode abraçar uma causa quem a conhece. O lúdico e a alegria são partes de uma ação séria responsável e comprometida com a ordem harmônica da natureza.
Essa abordagem, então, propõe a realização de uma atividade lúdica logo após as crianças receberem as informações teóricas sobre o tema. É uma forma de aprender brincando e brincar aprendendo. Todas as atividades serão desenvolvidas com ajuda dos alunos através de dialogo e envolvimento prático, mediante a leitura dramatização e as reproduções feitas como desenhos textos serão distribuídos na escola e na casa dos alunos. Com objetivo de alcançar toda a comunidade.”

VII – Cronologia

• Abertura do projeto: 02/06 – Mural decorativo e dramatização preparado pelas professoras.
• Visita ao ETA (Saneago) alunos dias 09 e 10 / 06
• Oficina de reciclagem 18, 19 e 20 / 06.
• Encerramento do projeto dia: 30/06 – com exposição dos trabalhos para comunidade.

VIII - Recursos utilizados

Os materiais utilizados nesse projeto são todos recicláveis não apresentando de imediato nem um custo.

IX – Avaliação

A avaliação dar-se-á mediante “avaliação formativa”, (E a partir da formulação dos objetivos, que vão nortear o processo ensino / aprendizagem, que se definirá o que e como avaliar.) Os resultados proposto nesse projeto, observando a participação e interesse dos alunos nas atividades.


X – Bibliografia

KEIM, Jacob. Construindo com Ciências: Uma proposta construtivista. São Paulo, FTD 1997.

VERNIER, Jaques. O meio ambiente. Campinas: Papirus, 1996.

Berna, Vilmar. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.

MINISTÈRIO da Educação e do desporto – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Nacionais Curriculares. Temas Transversais. Vol. IX Meio ambiente Brasília: 1998.

Teles, M. Q. et al. Vivências integradas com meio ambiente. São Paulo: Sá Editora, 2002.

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