terça-feira, 5 de maio de 2009

Plano de aula interdisciplinar


Plano de aula interdisciplinar:


A. Anos: Primeiro ano
B. Disciplinas: Educação Física, Artes, Português e Matemática.
C. Objetivos: Desenvolver a ordem cognitiva e motora; trabalhar a atenção e concentração; diferenciar letra, silaba, e palavra; motivar a criatividade e o respeito a regras.
D. Matérias: Papel pardo, giz de cera, tinha guache, letra da música e corda.

Letra da música: Mané Pipoca

M-A-MA C-A-CA
N-É-NÉ – MANÉ P-O-PO - CAPO
P-I-PI – MANÉPI P-I-PI- CAPOPI
P-O-PO – MANÉ PIPO N-É- NÉ - CAPOPINÉ
C-A-CA- MANÉ PIPOCA M-A-MA – CAPOPI NÉMA



Colocando em Prática:

Colocar a música para que as crianças escutem num segundo momento escrever a letra da música da lousa e elas a escutem novamente, acompanhando com a leitura. Elas já podem tentar cantar junto. O interessante e que elas ousam varias vezes a letra, nas primeiras vezes cantam lentamente mais adiante, aceleram o ritmo passando de médio para rápido. Depois que todos estiverem bem treinados passaremos para outras atividades. Uma vez memorizada a canção proponho que ela brinquem em dupla usando as mãos “lembrando as brincadeiras de rua de antigamente como adoletá”.
Regra: Uma de frente para outra as crianças devem bater a mão esquerda com a mão direita do colega e a mão direita com a esquerda alternadamente ao pronunciarem as letras “m,a,.n,é,etc”.
“Nas silabas “MA,NE,PI,etc.”
As crianças batem palmas nas palavras “ Mané, pipoca, batem a mão esquerda com a mão esquerda e a direita com a direita ao mesmo tempo.
Nesse momento as crianças já estão bem familiarizadas com a música e serão desafiadas a pular corda contando ao mesmo tempo quando a musica for cantada de trás para frente a partir da letra “C” a criança pula corda de costa. Quando ela errar sairá para iniciar um painel coletivo com desenho de sua brincadeira preferida permanecera desenhando até o momento que outra criança errar, ela para o seu desenho volta para o desafio da corda. Desta maneira todos participaram da confecção do painel esta aula será contextualizada com fotos do quadro de Bruegel “brincadeira de rapazes” que foi pintado em 1560 e “brincadeiras infantis” de Portinari, mostrando-as a elas que adultos também gostavam de retratar brincadeiras infantis. O painel será exposto para que eles observem e comparem o que eles fizeram e possam opinar.



Portinari. 1942 “Brincadeiras infantis.” Bruegel. 1950. “Brincadeira de rapazes.”

Um comentário:

  1. gostei. Acredito que uma aula interdisciplinar seja mais dinâmica.

    ResponderExcluir