A literatura, de um modo geral, amplia e enriquece a nossa visão de realidade. Permite ao leitor uma vivência interna e ao mesmo tempo uma observação crítica das experiências humanas.
A leitura é uma forma altamente ativa de lazer que exige um grau maior de consciência e atenção, uma participação efetiva do leitor, tornando o indivíduo crítico, criativo e mais produtivo.
A emoção é uma matéria-prima da literatura, se as historias são encantadoras para as crianças e adultos, vêm juntos com informações de natureza cientifica e didática, fica muito mais fácil e prazeroso assimilar tais conteúdos. Existem muitas maneira de aproveitar as historias usando a leitura como instrumento didático básico, pois ela dá uma dimensão humana para todos os assuntos, inclusive matemática, ciências, historia, geografia, etc.
Um dos objetivos da educação é criar nos alunos o gosto pela leitura, que pela vida afora, tenham a literatura como forma de enriquecimento de sua aprendizagem. Mas por que pesar do prazer de ler e do empenho dos educadores, poucos alunos desenvolvem o hábito de leitura?
Parece que os adultos em geral, se relacionam pouco com os livros, principalmente os de literatura. É extremamente comum o adulto argumentar que lê pouco por:
- absoluta falta de tempo;
-cansaço, após um dia de trabalho;
-o elevado preço do livro;
-e outras varias justificativas.
Argumentar com falta de tempo e o cansaço é desconhecer que exatamente o cansaço nos obriga a criar um tempo para o lazer, tempo esse que é ocupado por outras atividade, mostrando que o livro não significa prazer para o adulto. A reação ao preço do livro revela seu desprestígio em relação a outros “bens de consumo”.
Esse quadro geral nos leva a pensar que um dos motivos do desinteresse do jovem pelo livro é o reflexo do próprio desinteresse do adulto por tal “arte”. Porém essa situação não nos retira da luta pela literatura, muito pelo contrario: ela nos empurra, como educadores a influir o melhor que pudermos para ajudar o aluno a sentir-se “em casa” com o livro, buscando formas de motivação verdadeira e um acompanhamento estimulante, através do desenvolvimento de variados projetos.
O Projeto Leitura visa estimular o gosto e o hábito da leitura, utilizando as diferentes áreas do conhecimento e será desenvolvido conforme a proposta descrita a seguir.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos oportunidades para desenvolver o prazer, o habito e a capacidade de leitura, possibilitando a construção efetiva de leitores que saibam ler criticamente diferentes textos, argumentando, discutindo e posicionando-se diante das idéias expostas, associando o ato de ler a uma atividade divertida, emocionante e de aprendizagem, possível de ser desenvolvida com os conhecimentos com os das diferentes matérias curriculares.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Estimular o gosto pela leitura
- Estimular o habito de leitura.
- Despertar o aluno para o prazer da leitura, mostrando a diversidade de expressão da linguagem escrita.
- Proporcionar ao aluno a interação com textos escritos de forma interessante e significativa.
- Estimular a construção da autonomia do jovem no uso da leitura e escrita. É lendo e escrevendo que se aprende a ler e escrever.
- Favorecer ao aluno o contato com diferentes gêneros literários.
- Estimular a leitura pelo prazer das descobertas e não simplesmente pelo fato de estar cumprindo uma obrigação escolar, compreendendo a leitura em suas diferentes dimensões: o dever de ler , a necessidade de ler e o prazer de ler.
-Conquistar o aluno para a cultura, despertando nele a curiosidade intelectual.
- Orientar o aluno na construção e seu conhecimento através da intervenção com a linguagem escrita.
- Utilizar a leitura de texto como fonte geradora de outras produções.
- Possibilitar a correlação entre as varias áreas do conhecimento, através da literatura.
- Estimular a participação critica do leitor diante das experiências vivenciadas no texto, sendo capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas que reconheça nos textos que lê.
- Criar condições para que o aluno construa o seu próprio discurso, trocando impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos, posicionando-se diante da crítica, tanto a partir do próprio texto como de sua pratica enquanto leitor.
- Orientar o aluno a selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
- Propiciar condições para que o aluno seja receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, por meio de leitura desafiadora para sua condição atual, apoiando-se em marcas formais do próprio texto ou em orientações oferecidas pelo professores.
- Despertar o interesse do aluno por freqüentar os espaços mediadores de leitura.
- Biblioteca, livrarias, distribuidoras, editoras, bancas de revistas, lançamentos, exposições, palestras, debates, depoimentos de autores-, sabendo orientar-se dentro da especificidade desses espaços e sendo capaz de localizar um texto desejado.
ESTRATÉGIA GERAL
O projeto será desenvolvido de forma individual ou interdisciplinar entre os professores de toda as disciplinas, através do trabalho com livros paradidáticos e/oi literários.
ESTRATEGIA ESPECIFICAS
Os professores deverão relacionar livros paradidáticos e/ou literários que estejam relacionados com sua disciplina e que possam enriquecer a construção de conhecimento do seu aluno;
Os livros serão distribuídos aos alunos, que poderão trabalhar individualmente ou em grupos pequenos, responsabilizando-se pela devolução dos mesmos, cabendo ao professor fazer esse controle;
Durante o 1º semestre os professores irão elaborar um cronograma de apresentação dos trabalhos;
O trabalho com o livro deverá ser planejado para o 1º e 2º bimestre, compondo a nota de Avaliação Produtiva (AP)
Tal trabalho será divido em varias partes, planejadas a critério do professor explorando;
- a leitura do livro, propriamente dita;
- a temática discutida;
- os elementos do textos (personagem, tempo, espaço);
-os aspectos “técnicos” do livro, que possam ser relacionados com a disciplina do professor;
- a sistematização do conhecimento, pelo próprio aluno relacionado com a sua realidade;
A exploração do livro poderá ocorrer através de diferentes estratégias, escritas ou orais, como:
- debates em sala de aula;
- dramatização;
- técnicas de dinâmicas de grupo;
- pesquisa de campo ( visitas explorativas, entrevistas, fotos ou filmagens, organização de material informativo, etc.)
- construção de jogos;
- elaboração de exercícios específicos das disciplinas, visando a “troca” com os outros grupos;
- planejamentos de seminários / aulas;
- Construção de painel ( cartazes, figuras, mosaicos, etc.)
- produção de textos a partir do livro (resumos, músicas, contos, poesias, etc.)
Antes de distribuir o livro . o professor poderá desenvolver atividades que preparem os alunos previamente, estimulando a “curiosidade” pela leitura, usando recursos variados ( jogos, músicas, dinâmicas de grupo, etc.)
A equipe de professores precisará elaborar um cronograma de suas atividades, de modo que aluno não seja sobrecarregado de atividades na mesma época;
Caso a leitura do livro ocorra após o fechamento do 1º bimestre, o professor deverá elaborar atividades relacionadas com a temática dos livros que serão trabalhados, visando a construção da nota de AP .
O professor precisa fazer o seu ”projeto” de trabalho, destacando: objetivos, conteúdos, estratégias ( incluindo a pontuação das atividades ) e livros que serão utilizados;
Se dois ou mais professores desenvolverem o trabalho em conjunto, poderão elaborar apenas um projeto;
O projeto de leitura inclui o trabalho em grupo, que necessita da orientação e apoio direto do professor, ressaltando a importância de “ensinar” o aluno a produzir , compartilhar e conviver com outro.
Objetivando auxiliar o aluno na organização de seu trabalho, é importante que o professor entregue à turma, por escrito, as orientações das atividades.
JUSTIFICATIVA
Observamos que muitas dificuldades encontradas pelos alunos com as atividades escolares, estão relacionadas à leitura, interpretação e escrita. O aluno lê e interpreta com dificuldade, não conseguira desenvolver bem um tema de história e geografia ou, se o aluno não consegue entender a sutileza e a abstração de um poema, terá dificuldade para aprender a sutileza e abstração de um problema de matemática.
Assumir a tarefa de formar leitores, impõe à escola a responsabilidade de organizar-se em torno dos projetos educacionais comprometidos com a mediação com leitor e os textos. A proposta é desenvolver um projeto que atinja os objetivos necessários para a boa formação de um leitor na atualidade, ressaltando os objetivos defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Aperfeiçoar nossa prática pedagógica justifica o presente projeto.
BIBLIOGRAFIA
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil –Teoria Prática. São Paulo, Ática, 1994.
HERNADEZ,Fernando. A organização do currículo por porjetos de trabalho. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quartos ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasilia, MEC/SEF, 1998 .
Gostei muito do seu blog,vou sempre passar por aqui, pois o conteúdo vai contribuir muito para o meu curso de pedagogia.
ResponderExcluirRosi, Que bom, você tem um Blog!!!
ResponderExcluirRelate os resultados dos projetos postados.
Beijso,
Faustina
Rosi!
ResponderExcluirLindo seu blog! Muito legal os projetos, principalmente o Projeto Leitura, adoro esse assunto.
Beijos.
Sonia