quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto Leitura

INTRODUÇÃO.

A literatura, de um modo geral, amplia e enriquece a nossa visão de realidade. Permite ao leitor uma vivência interna e ao mesmo tempo uma observação crítica das experiências humanas.
A leitura é uma forma altamente ativa de lazer que exige um grau maior de consciência e atenção, uma participação efetiva do leitor, tornando o indivíduo crítico, criativo e mais produtivo.
A emoção é uma matéria-prima da literatura, se as historias são encantadoras para as crianças e adultos, vêm juntos com informações de natureza cientifica e didática, fica muito mais fácil e prazeroso assimilar tais conteúdos. Existem muitas maneira de aproveitar as historias usando a leitura como instrumento didático básico, pois ela dá uma dimensão humana para todos os assuntos, inclusive matemática, ciências, historia, geografia, etc.
Um dos objetivos da educação é criar nos alunos o gosto pela leitura, que pela vida afora, tenham a literatura como forma de enriquecimento de sua aprendizagem. Mas por que pesar do prazer de ler e do empenho dos educadores, poucos alunos desenvolvem o hábito de leitura?
Parece que os adultos em geral, se relacionam pouco com os livros, principalmente os de literatura. É extremamente comum o adulto argumentar que lê pouco por:
- absoluta falta de tempo;
-cansaço, após um dia de trabalho;
-o elevado preço do livro;
-e outras varias justificativas.
Argumentar com falta de tempo e o cansaço é desconhecer que exatamente o cansaço nos obriga a criar um tempo para o lazer, tempo esse que é ocupado por outras atividade, mostrando que o livro não significa prazer para o adulto. A reação ao preço do livro revela seu desprestígio em relação a outros “bens de consumo”.
Esse quadro geral nos leva a pensar que um dos motivos do desinteresse do jovem pelo livro é o reflexo do próprio desinteresse do adulto por tal “arte”. Porém essa situação não nos retira da luta pela literatura, muito pelo contrario: ela nos empurra, como educadores a influir o melhor que pudermos para ajudar o aluno a sentir-se “em casa” com o livro, buscando formas de motivação verdadeira e um acompanhamento estimulante, através do desenvolvimento de variados projetos.
O Projeto Leitura visa estimular o gosto e o hábito da leitura, utilizando as diferentes áreas do conhecimento e será desenvolvido conforme a proposta descrita a seguir.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos oportunidades para desenvolver o prazer, o habito e a capacidade de leitura, possibilitando a construção efetiva de leitores que saibam ler criticamente diferentes textos, argumentando, discutindo e posicionando-se diante das idéias expostas, associando o ato de ler a uma atividade divertida, emocionante e de aprendizagem, possível de ser desenvolvida com os conhecimentos com os das diferentes matérias curriculares.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Estimular o gosto pela leitura
- Estimular o habito de leitura.
- Despertar o aluno para o prazer da leitura, mostrando a diversidade de expressão da linguagem escrita.
- Proporcionar ao aluno a interação com textos escritos de forma interessante e significativa.
- Estimular a construção da autonomia do jovem no uso da leitura e escrita. É lendo e escrevendo que se aprende a ler e escrever.
- Favorecer ao aluno o contato com diferentes gêneros literários.
- Estimular a leitura pelo prazer das descobertas e não simplesmente pelo fato de estar cumprindo uma obrigação escolar, compreendendo a leitura em suas diferentes dimensões: o dever de ler , a necessidade de ler e o prazer de ler.
-Conquistar o aluno para a cultura, despertando nele a curiosidade intelectual.
- Orientar o aluno na construção e seu conhecimento através da intervenção com a linguagem escrita.
- Utilizar a leitura de texto como fonte geradora de outras produções.
- Possibilitar a correlação entre as varias áreas do conhecimento, através da literatura.
- Estimular a participação critica do leitor diante das experiências vivenciadas no texto, sendo capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas que reconheça nos textos que lê.
- Criar condições para que o aluno construa o seu próprio discurso, trocando impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos, posicionando-se diante da crítica, tanto a partir do próprio texto como de sua pratica enquanto leitor.
- Orientar o aluno a selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
- Propiciar condições para que o aluno seja receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, por meio de leitura desafiadora para sua condição atual, apoiando-se em marcas formais do próprio texto ou em orientações oferecidas pelo professores.
- Despertar o interesse do aluno por freqüentar os espaços mediadores de leitura.
- Biblioteca, livrarias, distribuidoras, editoras, bancas de revistas, lançamentos, exposições, palestras, debates, depoimentos de autores-, sabendo orientar-se dentro da especificidade desses espaços e sendo capaz de localizar um texto desejado.
ESTRATÉGIA GERAL
O projeto será desenvolvido de forma individual ou interdisciplinar entre os professores de toda as disciplinas, através do trabalho com livros paradidáticos e/oi literários.
ESTRATEGIA ESPECIFICAS
Os professores deverão relacionar livros paradidáticos e/ou literários que estejam relacionados com sua disciplina e que possam enriquecer a construção de conhecimento do seu aluno;
Os livros serão distribuídos aos alunos, que poderão trabalhar individualmente ou em grupos pequenos, responsabilizando-se pela devolução dos mesmos, cabendo ao professor fazer esse controle;
Durante o 1º semestre os professores irão elaborar um cronograma de apresentação dos trabalhos;
O trabalho com o livro deverá ser planejado para o 1º e 2º bimestre, compondo a nota de Avaliação Produtiva (AP)
Tal trabalho será divido em varias partes, planejadas a critério do professor explorando;
- a leitura do livro, propriamente dita;
- a temática discutida;
- os elementos do textos (personagem, tempo, espaço);
-os aspectos “técnicos” do livro, que possam ser relacionados com a disciplina do professor;
- a sistematização do conhecimento, pelo próprio aluno relacionado com a sua realidade;
A exploração do livro poderá ocorrer através de diferentes estratégias, escritas ou orais, como:
- debates em sala de aula;
- dramatização;
- técnicas de dinâmicas de grupo;
- pesquisa de campo ( visitas explorativas, entrevistas, fotos ou filmagens, organização de material informativo, etc.)
- construção de jogos;
- elaboração de exercícios específicos das disciplinas, visando a “troca” com os outros grupos;
- planejamentos de seminários / aulas;
- Construção de painel ( cartazes, figuras, mosaicos, etc.)
- produção de textos a partir do livro (resumos, músicas, contos, poesias, etc.)
Antes de distribuir o livro . o professor poderá desenvolver atividades que preparem os alunos previamente, estimulando a “curiosidade” pela leitura, usando recursos variados ( jogos, músicas, dinâmicas de grupo, etc.)
A equipe de professores precisará elaborar um cronograma de suas atividades, de modo que aluno não seja sobrecarregado de atividades na mesma época;
Caso a leitura do livro ocorra após o fechamento do 1º bimestre, o professor deverá elaborar atividades relacionadas com a temática dos livros que serão trabalhados, visando a construção da nota de AP .
O professor precisa fazer o seu ”projeto” de trabalho, destacando: objetivos, conteúdos, estratégias ( incluindo a pontuação das atividades ) e livros que serão utilizados;
Se dois ou mais professores desenvolverem o trabalho em conjunto, poderão elaborar apenas um projeto;
O projeto de leitura inclui o trabalho em grupo, que necessita da orientação e apoio direto do professor, ressaltando a importância de “ensinar” o aluno a produzir , compartilhar e conviver com outro.
Objetivando auxiliar o aluno na organização de seu trabalho, é importante que o professor entregue à turma, por escrito, as orientações das atividades.
JUSTIFICATIVA
Observamos que muitas dificuldades encontradas pelos alunos com as atividades escolares, estão relacionadas à leitura, interpretação e escrita. O aluno lê e interpreta com dificuldade, não conseguira desenvolver bem um tema de história e geografia ou, se o aluno não consegue entender a sutileza e a abstração de um poema, terá dificuldade para aprender a sutileza e abstração de um problema de matemática.
Assumir a tarefa de formar leitores, impõe à escola a responsabilidade de organizar-se em torno dos projetos educacionais comprometidos com a mediação com leitor e os textos. A proposta é desenvolver um projeto que atinja os objetivos necessários para a boa formação de um leitor na atualidade, ressaltando os objetivos defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Aperfeiçoar nossa prática pedagógica justifica o presente projeto.



BIBLIOGRAFIA

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil –Teoria Prática. São Paulo, Ática, 1994.
HERNADEZ,Fernando. A organização do currículo por porjetos de trabalho. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quartos ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasilia, MEC/SEF, 1998 .

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog,vou sempre passar por aqui, pois o conteúdo vai contribuir muito para o meu curso de pedagogia.

    ResponderExcluir
  2. Rosi, Que bom, você tem um Blog!!!
    Relate os resultados dos projetos postados.

    Beijso,
    Faustina

    ResponderExcluir
  3. Rosi!
    Lindo seu blog! Muito legal os projetos, principalmente o Projeto Leitura, adoro esse assunto.
    Beijos.
    Sonia

    ResponderExcluir