terça-feira, 17 de março de 2009

REFLEXÃO


Criança da educação infantil e a TV

O universo da criança é movido pela magia, pelo simbolismo e pela fantasia. Não há realidade que não seja mesclada de ficção, e esta baseia-se no real. Nenhum tipo de valorização, seja de qualquer atividade, realiza-se em detrimento do lúdico. A importância dos produtos culturais para a infância, em termos de entretenimento e de possibilidades de criação e de fantásticas viagens por mundos imaginários, são percebidos e administrados pela televisão, expressando sonho e realidade sem fronteiras definidas.
A curiosidade é comum na infância, quando as crianças pesquisam o mundo que as rodeia desde a mais tenra idade, temos que ter consciência de que a criança é um espectador ativo, que seleciona e interpreta o que vê, elas são capazes de interpretar as imagens na tela como representações de objetos reais foi o que aconteceu na tirinha da Mafalda.
Salientamos ainda que as crianças podem se tornar apáticas, dependendo do tempo de exposição à mesma. Ontem, como hoje, a violência é um ingrediente excitante de sua programação.
Parte da extensa programação infantil tem relevância social e. Por outro lado, grande parte do material gera impacto negativo sobre as crianças. A violência física e psicológica permeia, com maior ou menor intensidade, quase todos os gêneros de programas
Propostas para conscientizar os pais sobre o uso adequado da TV:
- Não deixe que a TV cause distanciamento familiar. Criança tem que brincar principalmente com os pais.
- Você é responsável para controlar e monitorar o que seus filhos estão vendo vinculados na TV, a TV não tem controle pois cabe a vocês fazê-lo.

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