terça-feira, 17 de março de 2009

PLANO DE AULA


Ensino Fundamental: 5º ano.
“Em minha opinião, a televisão é e será aquilo que nós fizermos dela.
Nem ela, nem qualquer outro meio, estão predestinados a ser qualquer coisa fixa “
Arlindo Machado. A Televisão levada a Sério. São Paulo.


Comerciais de TV e seus muitos aspectos

video


Disciplinas:

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Artes

Metodologia:
- Escolhi dois comerciais de TV ( de empresas regionais ), grave-os, para exibi-los na classe.


- Levantei com os estudantes as principais características de cada comercial. Pedi que eles falassem a respeito e ajude-os a organizar o conjunto de características (visuais, sonoras, lingüísticas etc.), procurei levá-los a perceber as semelhanças e diferenças entre os comerciais, bem como os objetivos visados em cada um deles.
- Dividi a sala em trio. Pedi que cada trio elegesse um representante, que deverá escrever numa cartolina os dados levantados - não apenas aqueles obtidos anteriormente, mas também outros que os alunos tenham observados depois.
- Sugeri que eles próprios criassem um comercial.
- Solicitei uma pesquisa de cada trio com no mínimo 15 pessoas para fazerem um gráfico percentual de quem assistiu ao comercial, quem comprou os produtos apos assisti-lo, quem gostou ou não do produto.
- Ao final, pedi aos grupos que apresentasse o trabalho feito para a realização do mesmo a sala foi dividido em duas no primeiro dia um determinado numero de grupo apresentaria e os outros seriam alunos espectadores e vice-versa.
- Juntamente com os grupos avaliamos os seus integrantes conseguiram, ajudando-os a selecionar as características mais importantes de cada comercial realizado por eles próprios.

video


Recursos:

- TV
- DVD
- CD
- Cartolina.
Avaliação:

Observação da participação e interação do trio, passo a passo do trabalho, apropriação dos conteúdos, avaliar se os alunos espectadores adotaram uma postura de interesse pelo tema, avaliar a compreensão da leitura visual, sonora e lingüística, criatividade, se todos utilizaram as estratégias levantadas como dicas na discussão coletiva e se todos os objetivos foram alcançados.

Referencias:

www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm.
www.tudosobretv.com.br
*Os comerciais informados acima são demonstrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário