quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TRABALHANDO ESTORIAS.


Bosque das Flores, 10 de junho

Querido papai,

Queria muito que você estivesse aqui comigo e com a mamãe para eu poder contar pessoalmente a aventura que vivi. Mas entendo que a vida de lenhador leva você, muitas vezes, a estar longe da gente, tudo bem...mas sinto tantas saudades!
Sabe, pai, passei por momentos de grande medo! Imagina que eu fui levar uns doces pra vó Joana que estava doente e quase fui comida por um lobo!
Nossa, só de lembrar já fico arrepiada! Calma, se estou contando a história é porque sobrevivi, não fique preocupado.
Voltando aos doces... Eu estava no caminho e encontrei um lobo que disse que morava na floresta e conhecia um caminho mais rápido pra eu chegar até a casa da vovó. Ele não parecia mal, até me ajudou a colher algumas flores e carregou um pouco a minha cesta.
Quando eu cheguei à casa da vovó, percebi que ela estava um pouquinho estranha, mas quando é que eu ia imaginar que não era ela?
Pensando bem, hoje eu sei que aqueles olhos tão grandes, aquele nariz enorme e aquelas orelhas esquisitas não poderiam ser mesmo da vovó, mas na hora... sei lá... não percebi nada e ainda cheguei bem pertinho.
Foi nesse momento que o lobo pulou em cima de mim. Eu, que sou bem espertinha, corri para fora e comecei a gritar bem alto. Por sorte, um caçador que passava por perto ouviu os meus gritos. Que herói ele foi, papai!
Atirou no lobo, procurou a vovó na casa toda e a encontrou amarrada no armário. Depois ela me contou que o lobo a escondeu lá para nos comer mais tarde. Já viu que coisa horrível?
Não fique preocupado, pois aquele lobo já não vive mais.
Espero que você possa estar aqui muito em breve para nós dois rirmos bastante dessa história.

Um beijo cheio de saudades
De sua filha, Chapeuzinho Vermelho.




Vamos observar algumas em relação à história original:

1- Em que tipo de texto se transformou a história de Chapeuzinho Vermelho?

2- Quem está escrevendo a carta? Com que objetivo?

3- Chapeuzinho havia escrito o início da sua carta assim:

bosque das flores 10 de junho

Levou a carta a seu professor e ele disse que este início necessitava de algumas adequações.
Compare-o com a versão final da carta que você acabou de ler e escreva as diferenças que você encontrou.
4- Faz de conta que você é a garota da carta, o que você faria ao descobrir que o lobo estava disfarçado de vovó?

REDIGINDO UMA CARTA
Pedir para que as crianças pensem, em grupo, numa nova história, desenhando sobre ela.
Depois, pedir para eles tranformarem a história em carta.

Planejando o trabalho:
- Decidam que personagem da história será o remetente da carta.
-Qual será o destinatário?
Observe que o conteúdo da carta resume exatamente os pontos principais da história. Que fatos da história serão recontados na carta?

Revisando a carta:
Todos os elementos (local e data, destinatário, saudação, mensagem, despedida, remetente) da carta foram observados?
A vírgula foi usada para separa loca da data?
O uso das letras maiúsculas está correto?
Procuraram no dicionário as palavras que originaram discussão quanto à forma de escrevê-las?
Evitaram repetição de palavras?
Dividiram o conteúdo da carta em parágrafos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário