sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PLANO DE AULA HISTÓRIA


Um estudo da cultura negra

Disciplina: História
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª
Assunto: Cultura negra e escravidão
Tipo: Texto




As aulas sobre escravidão e cultura afro no Brasil podem ser enriquecidas com a inclusão do livro “Do Outro Lado Tem Segredos”, de Ana Maria Machado. Trata-se das descobertas de um garoto, o Bino, em uma comunidade de pescadores.

O que está em jogo nessa história é a identidade negra de Bino, elaborada no convívio com a comunidade, perguntando, escutando, querendo saber mais. Isso acontece tanto durante os trabalhos de sobrevivência da comunidade quanto em suas festas tradicionais, como a congada. Olhando para o mar, Bino busca o "outro lado" e essa busca aponta para a descoberta de Angola, do Congo, da África, enfim, de onde vieram os escravos, os seus antepassados.

O mapa-múndi trazido por um irmão ajuda Bino a compreender esse outro lado do mar e da vida, em uma exploração delicada e emocionante do mundo e de si mesmo. É um tema ideal para adolescentes.

O planejamento do trabalho com o livro pode incluir várias experiências de leitura do texto: oral, pelo professor e pelos alunos, alternados com momentos de leitura silenciosa. É interessante estabelecer muitas rodadas de conversas, para a troca de opiniões sobre as emoções e os sentimentos vividos durante a leitura.

Depois, um levantamento de questões a serem aprofundadas e discutidas: o continente africano nos séculos XV e XVI, as razões da escravização, o trabalho escravo no Brasil, as resistências – os quilombos, Zumbi – e a cultura negra, elaborada a partir do que foi trazido da África e experimentado no cotidiano da escravidão.

Referência:
MACHADO, Ana Maria. Do Outro Lado Tem Segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Texto original: Ronilde Rocha Machado
Edição: Equipe EducaRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário