sábado, 21 de novembro de 2009

O que é Ensinar e Aprender em cada tendência


• Tendência Romântica - "A pré-escola é um jardim, as crianças são as flores ou sementes, a professora é a jardineira - A educação deve favorecer o desenvolvimento natural".

Ensinar: Valorização dos interesses e necessidades da criança; A defesa da idéia do desenvolvimento natural; A ênfase do caráter lúdico das atividades infantis.

Aprender: Entender romanticamente a pré-escola como jardim de infância e as crianças como plantinhas; A idéia natural da criança e enfatizar a importância do simbolismo infantil; Pode ser caracterizar como um “currículo por atividades”, onde o caráter lúdico é o determinante da aprendizagem da criança, exemplo: história, desenho, recorte e colagem.


• Tendência Cognitiva - "A criança é sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes - A educação deve favorecer o desenvolvimento cognitivo".

Ensinar: Possibilita a criança o desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato; Atividades lúdicas são o centro, e não a criança histórica situada, com suas atividades reais e significativas em função de seu contexto sóciocultural de origem.

Aprender: Interacionismo, construtivismo, construção da linguagem escrita; A interação do organismo/meio.


• Tendência Crítica - "A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis - A educação deve favorecer a transformação do contexto social".

Ensinar: Centra-se em técnicas, dentre as quais pode-se citar: as aulas passeio, desenho livre e o texto livre; A correspondência interescolar; O jornal; O livro da vida; Dicionário dos pequenos; O caderno circular para os professores.

Aprender: Tais técnicas visam a favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e da ciências sociais. Corresponde que a aquisição do conhecimento é fundamental, mas deve ser garantida de forma significativa e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário