terça-feira, 17 de novembro de 2009

ATIVIDADES LUDICAS


TRANSPORTANDO CONFETES


IDADE = A partir dos 7 anos


MATERIAL = Confetes, pratos e canudos


ATIVIDADEO professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais rápido todos os confetes ganhará a competição.


OBJETIVOS:

- Integrar a sala;

- Coordenação;

- Atenção;

- Capacidade de sugar e segurar;

- Habilidade.


SACO SURPRESA


IDADE = De 6 a 8 anos


MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.


ATIVIDADE

O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não marcará nada.


OBJETIVOS:

- Integrar a sala;

- Atenção;

- Percepção auditiva;

- Percepção visual;

- Imaginação;

- Aquisição de lingüagem.


OBSTÁCULOS COM GARRAFAS


IDADE = 3 a 6 anos


MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.


ATIVIDADE

O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.


OBJETIVOS:

- Integrar o grupo;

- Percepção visual;

- Observação;

- Atenção;

- Coordenação motora ampla;

- Orientação espacial.

OLHO MÁGICO


IDADE = A partir dos 3 anos


MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.


ATIVIDADE

A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.


OBJETIVOS:

- Percepção visual;

- Coordenação visual e manual;

- Destreza manual;

- Observação;

- Imaginação;

- Fazer comparações;

- Reconhecimento de formas.

ORDENS CONTRÁRIAS


IDADE = A partir dos 6 anos


MATERIAL = Nenhum


ATIVIDADE

O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.


OBJETIVOS:

- Integração da sala;

- Atenção;

- Rapidez;

- Agilidade;

- Compreensão;

- Percepção auditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário