sábado, 17 de outubro de 2009

Plano de Aula: Eu e minha cidade


Série: 1ª Série do Ensino Fundamental

Duração: 04 aulas

Objetivos

- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
- Conhecer os pontos turísticos e a historia da cidade onde moram;
- Localizar e identificar os pontos turísticos da cidade;
-Explorar o espaço físico da onde mora;
- Identificar e nomear pontos marcantes no trajeto explorado;


Conteúdo

Geografia: Identificando e conhecendo a criança
Alfabetização Cartográfica


História: Pontos Turísticos da Cidade Local
História de Goiânia


Metodologia da 1ª aula

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

Procedimentos da 1ª aula:
Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade. Em seguida dará um questionário em folha de papel sulfite, onde os alunos responderam questões relacionadas à família, a sua identidade, com quem moram, onde estudam, a profissão dos seus pais e o que gostarão de ser quando crescer.
Após o questionário respondido a professora aplicará uma outra atividade envolvendo o seu lado artístico, onde a criança irá desenhar a se própria e os principais membros de sua família e sua casa, nomeando e identificando as pessoas e os objetos desenhados, se puderem poderão pintar.

Materiais Utilizados na 1ª aula:
-Quadro negro e giz;
-Livro didático;
-Caderno, lápis e borracha;
-Canetinhas e Lápis de Cor.


Metodologia da 2ª aula

É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na primeira aula trabalhamos a sua identificação e localização espacial, iremos trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que o aluno possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.



Procedimentos da 2ª aula:
Utilizando o mapa de Goiânia, iremos identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida será realizada uma leitura, onde abordaremos a história da Cidade.
Após a leitura do texto, a professora juntamente com os alunos poderá fazer questionamentos como:
- Em que ano foi fundada a Cidade de Goiânia?
- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
- Quais os pontos turísticos que você já visitou?
- Quais os pontos turísticos que você gostaria de visitar? Porquê?
- Como era antes da gente nascer?
- O que mudou?

Materiais Utilizados na 2ª aula:
-Mapa da cidade de Goiânia;
-Quadro negro e giz;
-Documentos históricos;
-Caderno, lápis e borracha.


Metodologia da 3ª aula

O uso de imagens é sempre um recurso interessante. As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade.
Este recurso possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço.
Esta 3ª aula será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço;

Procedimentos da 3ª aula:
Iremos fornecer aos alunos algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na aula anterior, uma revisão.
Com o auxilio do mapa e da professora iremos localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto com os seus alunos irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico, que neste caso será a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. O interessante dessa aula é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.

Materiais Utilizados na 3ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba;


Metodologia da 4ª aula

O objetivo desta aula é fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço.

Procedimentos da 4ª aula:
Mostraremos a elas uma maquete, onde daremos a oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior. O professor terá que fazer com que o aluno se identifique com o mapa, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio. Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade.
Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.
Em seguida a professora pedirá para as crianças fazer um texto pequeno, onde irão relatar o que acho de mais interessante no passeio e na História da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.


Materiais Utilizados na 4ª aula:
-Maquete da cidade de Goiânia
-Lápis, Caderno e Borracha;
-Canetinha, lápis de cor.


Materiais Didáticos

- Maquete da cidade de Goiânia
- Mapa Geográfico da Cidade deGoiânia ;
- Documentos Históricos da Cidade;
- Quadro Negro e Giz;
- Papel Sulfite;
- Canetinhas;
- Lápis de Cor;
- Lápis Caderno e Borracha;
- Livro Didático.


Avaliação

Avaliaremos a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.
O professor levará em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário