Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalhar a Semana da Pátria com os alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marcos da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
Incentivar o amor à Pátria;
Cantar e interpretar o Hino Nacional;
Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
1º dia- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
Paródias - Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
2 ºdia - Sala de Informática: - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
3º dia- Sala de Informática - Trabalhar o mapa do Brasil - Estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;
4º dia - Sala de Informática - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização
Cidadania - a importância de votar
5º dia- Sala de Informática - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
Brasil sempre Brasil;
A pátria se constrói;
Brasil, terra que eu amo;
Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
Por que gosto do Brasil;
Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
Concurso do Hino Nacional - Paródia;
Coro falado;
Slogan;
Poesias;
Danças;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos;
Confecção de faixas;
Palavras cruzadas;
Caça-palavras;
Charge;
Seminário;
Debates.
Sugestões para Debates:
O que é ser patriota hoje no Brasil?;
Cidadania - como colocá-la em prática?;
Como vive a maioria dos brasileiros?;
A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenaçDeverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação ou culminância:
Passeata Cívica;
Desfile Cívico;
Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos Humanos:
Todos os professores;
Voluntários;
Todas as turmas do Ensino Fundamental;
Fonte: Almenara NTE MG 12
Gincana Para a Semana da Pátria
1.Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.
2. Cooperação: ter clareza de que as idéias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.
3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento da comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.
4. Indignação geradora de transformação: a indignação dos descontentes não pode ficar sufocada, mas gerar energia para buscar mudanças, para decidir a lutar e trabalhar coletivamente pelas mudanças que se deseja. Entender indignação como sinônimo de trabalho ativo e não de algo desordenado.
Pontuação e premiação:
Ao contrário de estimular a competição, estimular a cooperação e a alegria da participação. Exemplo: pontuar pelas atitudes: a equipe que mais movimentou pessoas, que demonstrou mais alegria, criatividade. Prêmio: Exemplo: as equipes recebem sementes para serem plantadas ao final da gincana.
Exemplo de tarefas
1 - Montagem das equipes (mistas, integrando idades)
2 - Escolha dos nomes – algo ligado ao espírito da gincana (consciência, união, solidariedade, cooperação, respeito, amizade...).
3 - Exemplos de tarefas:
- Entrevista com uma pessoa da comunidade, de mais ou menos 60 anos, para perguntar como era o voto no Brasil quando ela era jovem (com que idade era permitido votar, quem votava, que partidos existiam, como era o processo da eleição, o que havia de curioso...) e como isso evoluiu.
- Montagem de dramatização a partir de uma música, retratando o Brasil que temos e o Brasil que queremos.
- Fazer uma paródia de música conhecida, e nela falar sobre a importância do voto.
- Criação de uma camiseta, com mensagem que fale de cidadania, participação.
- Fazer um vídeo de cinco minutos com jovens de 16 anos, que vão votar pela primeira vez, falando de como estão se preparando para as eleições.
- Gravar 10 minutos de um horário político e contar quantos partidos apareceram. Apresentar uma lista das propostas possíveis de se realizar e das que são só promessas.
- Entrevistar uma ONG ou algum grupo da comunidade para conhecer qual trabalho social realiza e depois apresentar.
- Encaminhar cinco crianças para fazerem o registro de nascimento.
- Cada equipe organizar faixas, bandeiras e formar blocos com os excluídos da comunidade, dando voz àqueles que muitas vezes ficam esquecidos.
Fonte: Mundo Jovem
ESTE PROJETO FOI RETIRADO DO BLOG ESPAÇO EDUCAR-LIZA
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