quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vivendo o folclore – parlenda – Escatumbararibê


Objetivos:

• Criar estruturas rítmicas e sonoras adaptadas à rítmica das palavras de uma parlenda.

• Criar movimentos com o corpo acompanhando a leitura da parlenda.

Material necessário:

• Parlenda “Escatumbararibê” – Letra da parlenda aqui!

• Voz, corpo;

• Objetos sonoros disponíveis;

• Quadro branco ou de giz;

• Folhas de papel

Parlenda – versos rimados falados com ritmo bem marcado. Geralmente não têm música e quando a têm , a melodia é simples. É brincadeira de iniciativa das próprias crianças.

Desenvolvimento :

• Questionário que seja uma parlenda.

• Dividir a turma em 2 grupos.

• Distribuir a letra da parlenda para cada grupo.

• Explorar as diversas formas de leitura da parlenda.

Ler:

• Lentamente;

• Acelerando;

• Para alguém que está distante (forte);

• Para alguém que está perto (suave);

• Sussurrando;

• Como se fosse dentro de uma caixa;

• Com a voz grave;

• Com a voz bem aguda.

Obs.: não há uma única maneira correta de se ler o texo. Ao explorar cada item citado, o professor estará usando os conteúdos do som: altura, intensidade, timbre, duração.

• Estabelecer (por cada grupo) uma forma de expressar oralmente a parlenda.

• Fazer uma marcação (usando palmas, tambor, chocalhos, etc) que passará a ser o pulso sobre a qual a leitura será feita.

Obs.: Pulso é uma unidade de medida constante que poderá ser: lento, moderado ou rápido.

• Manter (todos juntos) em “ostinato” a leitura dos versos da parlenda dentro da pulsação rítmica estabelecida anteriormente. Sobre este “ostinato”, o professor canta a melodia da parlenda. O “ostinato” continua e gradativamente os alunos juntar-se-ão ao canto do professor.

Obs.: “Ostinato” é uma palavra italiana que quer dizer repetição contínua, obstinada. Na presente atividade, significa repetir quantas vezes for necessário.

Passa-se gradativamente da menor densidade da melodia para maior densidade, em relação ao “ostinato”. Isto não significa maior intensidade (força do canto).

• Improvisar livremente sobre o canto da parlenda (com a voz, com o corpo, com objetos que produzam sons)

Obs.: A improvisação poderá ser rítmica e/ou sonora por um ou mais alunos, usando fragmentos da letra fonemas, sílabas que poderão ser reordenadas, como no exemplo:

Auê, Auê

Sassá, Sarubê

Tumba, Tumba.

• Falar alternativamente frases do verso(cada grupo respectivamente ) dentro de um pulso regular, como pergunta e resposta.

• Fazer a leitura da parlenda de forma ritmada criando simultaneamente movimentos com o corpo

• Realizar as diversas partes da atividade, conforme a sugestão de um aluno, que poderá ser o regente.

Obs.: Surgirão ordenações diversas, resultantes da linearidade (sequência das partes) e da simultaneidade (cruzamento das partes).

Integração com o Português: produção de texto, de palavras fonemas, jogando a rítmica e a sonoridade.

O professor deve usar a parlenda adequada a cada grupo, em função de seu interesse e da faixa etária. Projetos Pedagógicos Dinâmicos

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