segunda-feira, 20 de julho de 2009

Projeto Minhas Cantigas


A música é uma arte, uma lição fácil de aprender, difícil de esquecer, impossível de negar, somos melhores com a música.

A comunicação musical hoje vem sendo amplamente destacada pela mídia e não podemos, enquanto educadores, ficar de fora dos avanços e nem deixar que canções de roda sejam esquecidas por nossas crianças, que formarão a sociedade de amanhã.
"De modo informal, a música está sempre presente no dia-a-dia das crianças. Outro efeito saudável em ouvi-la é o das mudanças posturais e das próprias expressões corporais, tanto faciais (leveza de expressão) quanto corporais (expansão, contração), exercitando a respiração, chegando quase a ser um exercício de melhoria no ato de respirar. Cantigas de roda são muito valiosas, a criança gosta de cantar, imitar, gesticular e quanto mais o movimento se aproximar de sua natureza interior, melhor será o benefício”

GOMES (2000 p.16).
O projeto "Minhas Cantigas", desenvolvido pela professora Regina Velasco Estrela do, do C.E.I. Parque Fongaro – SP, surgiu da necessidade de resgatar os sons já eternizados pela humanidade e a partir deles trabalhar e desenvolver outras áreas, objetivando que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças puderam ouvir CDs com cantigas de roda, dançar em coreografia, desenhar pistas gráficas e listar as cantigas já conhecidas, organizando-as em um livro.
A culminância foi a gravação de um CD com as canções selecionadas e a montagem do livro com as letras das musicas, ilustrado pelas crianças.

As cantigas escolhidas pelas crianças foram:

A Dona Aranha
Pintinho Amarelinho
Cai, Cai balão.
Borboletinha
Pirulito que Bate, Bate
A formiguinha
Os Indiozinhos
Cachorrinho está latindo
Nesta Rua Tem Um Bosque
Marcha Soldado
Fui Morar Numa Casinha
A Barata Diz que Tem
A Janelinha
O Sapo Uá, Quá, Quá
O Cravo e a Rosa
Pombinha Branca
Caranguejo não é peixe
Coelhinho de Olhos Vermelhos
Os sentidos
Ciranda Cirandinha
Os Dedinhos
Piuí, Piuí, Piuí
A canoa virou
Machadinha
Atirei o Pau no Gato
Se Você Está Contente
Alecrim
Atchim
Meu Galinho
Deixei meu sapatinho
É importante que se saiba o quanto a música é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ajuda a desenvolver a auto-estima, a autoconfiança, a sensibilidade, a criatividade, o raciocínio, a memória, a comunicação, a expressão, a socialização, entre outros.
"A escola deve a todos ouvir e a todos servir"

Aloísio Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário