sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os escravos no Brasil



Disciplina: História
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Escravidão no Brasil
Tipo: Texto

Para complementar suas aulas sobre a escravidão no Brasil, nada melhor do que o livro “A História dos Escravos”, da historiadora Isabel Lustosa, com ilustrações de Maria Eugênia.

Nele, mesclam-se memórias familiares da autora (um antepassado dela foi escravo e outro dono de escravo) com dados históricos sobre a escravidão no Brasil. A narrativa gira em torno de um garoto, o Chico, que se apropria das histórias por meio do avô e de uma empregada da fazenda em que passava as férias. Destaque para as gravuras de época e para os desenhos de Maria Eugênia.

Após a leitura do texto pelos alunos, convide-os a contarem o que sabem a respeito de suas próprias famílias e seus antepassados. Pergunte se sabem da existência de antepassados indígenas ou negros escravizados.

Depois, você pode recuperar com eles: o escravo como propriedade, a procedência dos negros, as condições de trabalho nas fazendas e nas cidades, os castigos e maus-tratos, as diferentes formas de resistência, a luta pela abolição e as duras condições de vida depois da libertação.

As imagens (gravuras e fotografias) de época podem ser objeto de leitura à parte: identifique os autores de cada uma delas (na p. 31, nos créditos das ilustrações, há dados sobre eles) e peça aos alunos para descreverem o que vêem nela, o que há em primeiro plano, o que há ao fundo.

Em seguida, desafie-os a escrever, em duplas, um pequeno texto sobre o que aprenderam. Ou a fazer um painel, incluindo texto e imagens.

Referência bibliográfica:
LUSTOSA, Isabel. A História dos Escravos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário