TEMA: Pequenos Animais de Jardim
Objetivos de Conhecimentos:
• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem;
• Perceber diferenças e semelhanças entre alguns animais que habitam o jardim.
Objetivos de procedimentos:
• Formular perguntas e suposições sobre o assunto de estudo;
• Buscar e coletar informações por meio da observação direta e indireta.
Objetivos de Atitudes:
• Organizar e registrar informações por meio de desenhos e pequenos textos;
• Comunicar, de modo oral, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Atividades:
1º momento:-
Roda de conversas – Tema – Bichinho de Jardim
1. Que tipo de animais podemos encontrar no jardim?
2. Há animais dentro do solo?
3. Há animais que visitam as flores?
4. Embaixo de pedras, em cascas de árvores velhas, há animais?
5. Há animais na água? E no ar?
2º momento:-
Observação:
• Exploração de campo;
- jardim da escola;
- jardim da casa da criança.
3º momento:-
- Confecção da lista de animais;
- Classificação produzida pela classe.
4º momento:-
• Escolha do animal
5º momento:-
- Divisão do campo de observação:
• Habitat;
• Hábitos;
• Anatomia;
• Fisiologia;
- Registros – elaborados pelo grupo;
- Desenhos.
6º momento:-
Sistematização dos conhecimentos;
Classificação
Objetivos de Conhecimentos:
• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem;
• Perceber diferenças e semelhanças entre alguns animais que habitam o jardim.
Objetivos de procedimentos:
• Formular perguntas e suposições sobre o assunto de estudo;
• Buscar e coletar informações por meio da observação direta e indireta.
Objetivos de Atitudes:
• Organizar e registrar informações por meio de desenhos e pequenos textos;
• Comunicar, de modo oral, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Atividades:
1º momento:-
Roda de conversas – Tema – Bichinho de Jardim
1. Que tipo de animais podemos encontrar no jardim?
2. Há animais dentro do solo?
3. Há animais que visitam as flores?
4. Embaixo de pedras, em cascas de árvores velhas, há animais?
5. Há animais na água? E no ar?
2º momento:-
Observação:
• Exploração de campo;
- jardim da escola;
- jardim da casa da criança.
3º momento:-
- Confecção da lista de animais;
- Classificação produzida pela classe.
4º momento:-
• Escolha do animal
5º momento:-
- Divisão do campo de observação:
• Habitat;
• Hábitos;
• Anatomia;
• Fisiologia;
- Registros – elaborados pelo grupo;
- Desenhos.
6º momento:-
Sistematização dos conhecimentos;
Classificação
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, professora!
ResponderExcluirMeu nome é Eliane. Estou cursando o 1°ano de Pedagogia e sou estagiária de crianças de 4 anos, quando pesquisando na net algum conteúdo sobre planejamento de aulas, me deparei com esse maravilhoso exemplo de organização.
Gostaria de parabenizá-la pela sua competência. Peço humildemente alguma orientação para que melhor eu possa desenvolver meu trabalho, se não for incômodo.
Meu e-mail é: elibalgar@hotmail.com
Desde já agradeço sua atenção!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir