terça-feira, 24 de março de 2009

Planos de Aula

A criatividade do professor, portanto, não significa fazer algo diferente ou substituir o que está previsto na rotina, mas consiste exatamente em fazer, de forma criativa e, sobretudo, adaptada e adequada aos alunos, o que já estava previamente definido, dentro desse entendimento elaborou meu projeto “A Hora da Leitura”

Plano de Aula 1
Ensino Fundamental 1º ano

Objetivos: Trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança tomar consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.

Conteúdos: Texto - Historia Era uma vez uma bruxa - Lia Zatz
Calculo elementar adição e subtração conversa informal sobre a palavra respeito e meio ambiente.

Procedimentos metodológicos: Distribuir a historia Era uma vez uma bruxa (xerocado) para os alunos realizar pintura e leitura individual, em seguida sugeri que fizessem uma leitura coletiva, um debate sobre o ambiente em que o personagem queria viver. Pedi que circulassem as palavras com “H” no texto. Calculo elementar contagem do grupo, ausente presente realizar as operações adição e subtração, realizar as atividades relacionadas ao texto em sala, para casa atividades de adição xerocada.

13h00min às 13h10min acolhida
13h10min às 13h15min contagem elementar
13h15min às 13h30min dinâmica
13h30min as 14h00min inicio das atividades
14h00min às 14h15min leitura coletiva
14h15min às 14h45min roda da conversa
14h45min às 14h55min lanche é servido
15h00min às 15h15min recreio
15h15min às 15h30min escovação
15h30min às 16h00min continuação das atividades xerocadas
16h00min às 16h20min recolher as atividades de casa e colar as do dia seguinte
16h20min às 16h35min hora da música
16h35min às 17h00min relembrar o conteúdo da aula, avaliar o conteúdo do dia.
Recursos didáticos: fragmentos do livro da história, papel pardo, retiradas do texto atividades xerocados cd de músicas, balas.
Avaliação: Observei se as crianças conseguiram se expressar oralmente, como elas se interagem com os colegas e se apresentavam avanço com relação à escrita.
Referências: Usando textos na sala de aula: Tipos e Gêneros textuais.
João Batista Araujo e Oliveira
Juliana Cabral Junqueira de Castro
EDITORA: alfa
PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais

Plano de Aula 2
Objetivos: oralidade leitura e escrita, respeito aos colegas e a diversidade de opiniões.

Conteúdos: texto: Era uma vez uma bruxa, musica adição e subtração.

Procedimentos metodológicos: conversar sobre o entendimento da história relacionada ao meio ambiente, pedir que represente a historia no caderno por meio de desenho. Em seguida realizar atividades xerocadas sobre a mesma. Música casa enfeitada de cupim na roda da conversa voltar a falar sobre o respeito que devemos ter com: idoso, gordo, e pessoas especiais, atividades para casa de subtração xerocada.
13h00min às 13h10min acolhida
13h10min às 13h15min contagem elementar
13h15min às 13h30min dinâmica
13h30min às 14h00min distribuição do texto inicio da atividade
14h00min às 14h15min leitura coletiva
14h15min às 14h45min roda da conversa
14h45min às 14h55min lanche é servido
15h00min às 15h15min recrio
15h15min às 15h30min escovação
15h30min as 16h00min continuação das atividades xerocadas
16h00min às 16h20min recolher as atividades de casa e colar as do dia seguinte
16h20min às 16h35min hora da musica
16h35min às 17h00min relembrar o conteúdo da aula, como forma de avaliação do dia.


Recursos didáticos: CD de música, cartaz com a história sem os enigmas alfabeto móvel e bola.

Avaliação: avaliei se ouve compreensão do texto através dos desenhos realizados, e da oralidade no reconto da historia.

Referências: Usando textos na sala de aula: Tipos e Gêneros textuais.
João Batista Araujo e Oliveira
Juliana Cabral Junqueira de Castro
EDITORA: alfa
PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais
Plano de Aula 3

Objetivos: reconhecer outras formas de texto, construir novas palavras, perceber a importância das letras através dos lápis de “EVA”.

Conteúdo: Texto do poema Vinícius de Morais, Os bichos e o homem, do livro arca de Noé: poemas infantis: São Paulo: Companhia da Letras 2005, números 50 a 99.
Procedimentos metodológicos: cantar a música “Lá vem o pato” e trabalhar os insetos leitura vida de inseto fazer comentário sobre as diferenças. Realizar desenho no caderno e fazer a tentativa de escrever o nome de cada. Na roda conversa contar a historia: arca de Noé “aventa” mostrando cada animal pregá-los no quadro. Iniciar a confecção de um livro com o titulo respeito entre os “seres humanos” atividade para casa sobre a letra “H” xerocada.
13h00min às 13h10min acolhida
13h10min às 13h15min contagem elementar
13h15min às 13h30min dinâmica
13h30min às 14h00min inicio da atividade
14h00min às 14h15min leitura coletiva
14h15min às 14h45min roda da conversa
14h45min às 14h55min lanche é servido
15h00min às 15h15min recreio
15h15min às 15h30min escovação
15h30min às 16h00min continuação das atividades xerocadas
16h00min às 16h20min recolher as atividades de casa e colar as do dia seguinte
16h20min às 16h35min hora da música
16h35min às 17h00min relembrar o conteúdo da aula, como forma de avaliar o conteúdo do dia.

Recursos didáticos: CD da musica “Lá vem o pato”, avental, cartaz com o poema vida de inseto.

Avaliação: a minha avaliação final se deu através de um ditado de letras a fim de compreender melhor o estagio em que essas crianças se encontram, pois com relação à oralidade estão bem, mas na alfabetização a oralidade só não significa avanços.

Referências: Usando textos na sala de aula: Tipos e Gêneros textuais.
João Batista Araujo e Oliveira
Juliana Cabral Junqueira de Castro
EDITORA: alfa
PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário